29/03/2012

Observatório vai monitorar desigualdades e injustiças na saúde

Redação do Diário da Saúde

Tratamentos desiguais

Com o objetivo de monitorar as tendências de injustiças e desigualdades no sistema de saúde brasileiros acaba de ser criado o Observatório sobre Iniquidades em Saúde.

Idealizado e mantido pelo Centro de Estudos, Políticas, e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (Cepi-DSS/ENSP/Fiocruz), o Observatório pretende analisar o impacto de políticas e programas relacionados às iniquidades em saúde, além de promover estudos sobre as injustiças e tentar descobrir o que leva às desigualdades.

Dentre os objetivos do Observatório estão também a contribuição para o aperfeiçoamento dos sistemas de informação em saúde - identificando lacunas e deficiências de informação que possam levar à desigualdade.

Observatório da Saúde

O Observatório compreende uma estrutura em três níveis. No primeiro nível, está a publicação de um conjunto básico de indicadores demográficos, econômicos e sociais, assim como de indicadores de situação de saúde e de serviços de atenção à saúde.

Serão publicados dados correspondentes a cada indicador desde o ano 2000, assim como alguns gráficos básicos.

No segundo nível, será solicitado a especialistas que façam análise das tendências de alguns indicadores, buscando identificar seus determinantes e os efeitos de políticas de intervenção sobre eles.

Estas análises serão publicadas com infográficos, para facilitar a compreensão por um público amplo. Segundo o coordenador, análises, estudos e pesquisas em maior profundidade serão estimulados ou encomendados.

No terceiro e último nível, o Observatório publicará notícias, opiniões, entrevistas e experiências relacionadas com as informações e análises por ele produzidas, com ênfase nas implicações dos achados para as políticas de combate às iniquidades.

"O usuário terá toda liberdade de descarregar as planilhas, comentar as análises publicadas pelo portal, produzir novas análises, tabelas e gráficos e submetê-las ao Portal para sua publicação", explicou Alberto Pellegrini Filho, coordenador do Observatório.

Observação integral

Pellegrini explicou que "um observatório de saúde é operacionalmente entendido como um centro nacional de base virtual, orientado para políticas, que tem o propósito de realizar observação integral e informar de maneira sistemática e contínua sobre aspectos relevantes da saúde da população e dos sistemas de saúde."

O espaço será voltado para gestores dos sistemas e serviços de saúde; gestores dos demais sistemas e serviços de proteção social; acadêmicos; profissionais do terceiro setor que atuam na saúde e demais políticas de proteção social e população em geral.

Para cumprir seus objetivos, o Observatório vai trabalhar com redes de colaboração com pesquisadores, gestores e profissionais de saúde.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=observatorio-desigualdes-injusticas-saude

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.