15/11/2011

Ortótica: estudo explica funcionamento das palmilhas biomecânicas

Don McSwiney
Ortótica: estudo explica funcionamento das palmailhas biomecânicas
As órteses para os pés, também chamadas de palmilhas biomecânicas, são comumente prescritas para condições dolorosas, como a fascite plantar. [Imagem: Ferber et al./JFAR]

Palmilhas funcionam

É um daqueles mistérios que tem confundido os atletas e os médicos há décadas: Por que a ortótica funciona?

Afinal, o que você prefere? Comprar um tênis especial para seu esporte por mais de R$500,00 ou uma pequena palmilha por R$50,00, se ambos parecem produzir os mesmos efeitos?

As órteses para os pés, também chamadas de palmilhas biomecânicas, são comumente prescritas para condições dolorosas, como a fascite plantar.

Mas, informalmente, muitas pessoas que as usam as adoram e elogiam seus resultados.

Porém, os cientistas não sabem exatamente como elas funcionam e por quais mecanismos elas produzem resultados.

Visão holística do pé

Reed Ferber, da Universidade de Calgary, no Canadá, decidiu dar uma atenção maior ao assunto e tentar descobrir esse mistério.

"Os cientistas estão medindo a coisa errada," propõe ele em um artigo publicado no Journal of Foot and Ankle Research.

"Este foi o primeiro estudo sobre a ortótica a usar um modelo do pé multi-segmentado," explica Ferber. "Nós modelamos a fáscia plantar e medimos as tensões, com e sem órteses.

"Todas as pesquisas anteriores sobre ortótica na verdade olharam apenas o movimento da parte traseira do pé, colocando marcadores no calcanhar e estudando a parte de trás do pé.

Redução na tensão

Os resultados mostraram uma redução na tensão da fáscia plantar em 34% com o uso da órtese.

A fáscia plantar é o tecido conjuntivo espesso que suporta o arco, indo do calcanhar até a ponta do pé. Quando ela se inflama, torna-se a fonte da fascite plantar, uma condição muito dolorosa.

"Esta é obviamente uma redução significativa e acho que vai ajudar a melhorar os tratamentos," diz Ferber. "Agora temos provas de que [os pacientes] realmente se beneficiam porque sabemos que essas órteses não são apenas concebidas para controlar o movimento do calcanhar, eles também reduzem a tensão sobre a fáscia plantar."

"O estudo também deve educar o público um pouco mais sobre os benefícios das órteses e sugere que um par de palmilhas de 50 dólares pode ser tão eficaz quanto um tênis de 400 ou 500 dólares," conclui ele.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=ortotica-funcionamento-palmilhas-biomecanicas

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.