12/01/2010

Pacientes de Alzheimer têm menor risco de ter câncer e vice-versa

Agência Fapesp
Pacientes de Alzheimer têm menor risco de ter câncer e vice-versa
Estudo feito com mais de 3 mil voluntários aponta que pessoas com Alzheimer têm risco menor de desenvolver câncer e vice-versa.[Imagem: NIH]

Ligações entre doenças

Pessoas com Mal de Alzheimer podem ter menor risco de desenvolver câncer. E pacientes com câncer teriam chances menores de desenvolver Alzheimer. A relação entra as doenças foi descrita em artigo publicado no site da revista Neurology, publicação da Academia Norte-Americana de Neurologia.

"Descobrir as ligações entre essas duas condições poderá nos ajudar a compreendê-las melhor e a abrir novos caminhos para possíveis tratamentos", disse Catherine Roe, da Escola de Medicina da Universidade Washington em Saint Louis, uma das autoras do estudo.

Demência versus câncer

Os pesquisadores analisaram 3.020 pacientes com mais de 65 anos, que foram acompanhados por uma média de cinco anos cada um, de modo a verificar se desenvolviam demência e por uma média de oito anos para observar o desenvolvimento de tumores.

No início do estudo, 164 pessoas (5,4%) estavam diagnosticadas com Alzheimer e 522 (17,3%) com câncer. Durante a pesquisa, 478 pessoas desenvolveram demência, característica associada à doença de Alzheimer, e em 378 houve nova manifestação de câncer invasivo.

Chances menores

De acordo com o estudo, para aqueles que tinham Alzheimer no início da pesquisa, o risco de desenvolver câncer foi reduzido em 69% em comparação com aqueles que não tinham Alzheimer.

Para indivíduos caucasianos que tinham câncer no começo do estudo, o risco de desenvolver Alzheimer foi reduzido em 43% em relação àqueles que não tinham diagnóstico de câncer. Os resultados, segundo os pesquisadores, não foram evidentes para grupos minoritários.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=pacientes-alzheimer-tem-menor-risco-ter-cancer-vice-versa

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.