22/03/2016

Pacientes preferem explicação por vídeo que consulta médica

Redação do Diário da Saúde

Consentimento

É de importância vital que os pacientes entendam os procedimentos médicos aos quais eles deverão se submeter, sobretudo em relação às vantagens e riscos.

Isto é essencial não apenas para que eles possam dar o seu consentimento plenamente informado ao tratamento, como também porque a plena concordância com o curso dos tratamentos melhora seus resultados.

Ocorre que muitos pacientes saem das consultas pré-tratamentos, ou pré-operatórias, feitas face a face com os médicos, sem entender o que esperar ou com o que exatamente concordaram.

Entender o que o médico fala

Estudos mostram que até metade dos pacientes têm dificuldade para entender o que o seu médico lhes diz.

Para tentar lidar com a questão, um grupo de médicos australianos preparou pacientes para cirurgias usando um aplicativo para celulares e tablets e comparou o resultado com pacientes que fizeram consultas face a face com eles próprios.

Os resultados mostraram que a compreensão dos pacientes foi melhor com o aplicativo do que a consulta.

Vídeo melhor que consulta

Nada menos que 80,7% dos pacientes preferiram o vídeo do que a consulta, contra 19,3% que disseram preferir a reunião face a face com o médico. E o uso do vídeo aumentou a compreensão dos pacientes em 15,5%, em comparação com a consulta direta.

"Os pacientes frequentemente têm dificuldade para entender a linguagem médica usada durante a comunicação verbal padrão face a face, e muitas vezes eles se sentem intimidados pela interação. Geralmente os médicos trabalham com horários apertados, com o tempo limitando a qualidade da consulta e do consentimento verbal para um procedimento,", comentou o Dr. Matthew Winter, do Royal North Shore Hospital, que liderou a equipe.

"Nós descobrimos que o conhecimento do paciente melhora muito através da utilização das mídias de vídeo, que foi no geral o método preferido para a recepção da informação [médica] em comparação com a comunicação verbal padrão," concluiu ele.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=pacientes-preferem-explicacao-video-consulta-medica

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.