10/12/2009

PIB da saúde movimentou R$ 137,9 bilhões

Thais Leitão - Agência Brasil

Geração de renda na saúde

As atividades econômicas relacionadas à saúde no Brasil geraram R$ 137,9 bilhões. Os dados, os mais recentes disponíveis, referem-se ao ano de 2007.

O setor de saúde pública foi o que apresentou a maior geração de renda, 32,5% do total; seguido por outras atividades relacionadas com atenção à saúde - categoria que inclui clínicas privadas, ambulatórios, centros de diagnósticos, entre outros - com 19,7%; e pelo comércio de produtos farmacêuticos, ortopédicos e odontológicos (12,8%).

Bens e serviços de saúde

Os dados, que foram apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fazem parte da pesquisa Conta Satélite Saúde Brasil.

O estudo traz informações sobre a produção, o consumo e o comércio exterior de bens e serviços relacionados à saúde, assim como sobre o trabalho e a renda nas atividades que geram esses produtos.

A pesquisa, publicada pela primeira vez, detalha a participação de cada atividade do setor na economia e permitirá acompanhar sua evolução anualmente. De acordo com o IBGE, trata-se de uma extensão do Sistema de Contas Nacionais do instituto.

Valor adicionado à economia

O gerente de Modelos e Métodos do IBGE, Ricardo Moraes, explicou que essa variação do valor adicionado à economia brasileira pela atividade reflete, no período, os aumentos na quantidade e qualidade (variação de volume) e no preço desses produtos.

De acordo com o estudo, de 2005 para 2006 as atividades de saúde cresceram em volume 4,3%, mais do que a média da economia, que atingiu 3,7%. Em 2007, em volume, do valor adicionado total da economia brasileira aumentou 5,8%, e foi superior ao das atividades da saúde (4,4%).

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=pib-da-saude

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.