22/06/2015

Placenta em um chip vai ajudar a entender a gravidez

Redação do Diário da Saúde

Placenta in silico

A fabricação em laboratório de tecidos e órgãos humanos ainda é um sonho distante no futuro, mas os primeiros passos estão sendo dados com consistência.

Pesquisadores de várias partes do mundo estão criando "órgãos em um chip", pequenas seções de tecidos funcionais mantidos vivos dentro de estruturas de vidro muito pequenas - os chamados biochips - e alimentados por pequenos canais microfluídicos.

A novidade agora é uma "placenta em um chip", que permite estudar o funcionamento da placenta humana e seu papel e suas modificações durante a gravidez.

O pequeno dispositivo imita a estrutura e a função da placenta, permitindo estudar como se dá a transferência de nutrientes da mãe para o feto.

Placenta em um chip

Placenta em um chip vai ajudar a entender a gravidez
A parte superior do biochip (azul) recebe células maternas e a parte inferior (vermelha) recebe células fetais. Ambas são separadas por uma membrana semipermeável que funciona como placenta.
[Imagem: NICH/NIH]

Embora saibam que a placenta controla a passagem de nutrientes para o feto e a eliminação de substâncias não mais necessárias, os cientistas não sabem exatamente como todo esse tráfego é controlado, sobretudo como a placenta consegue identificar as substâncias que ela deve deixar passar e aquelas que ela deve bloquear.

O grande desafio é que a realização de estudos desse tipo esbarra em inúmeras questões éticas, e pode eventualmente colocar em risco a saúde do bebê e das mães. A intenção é que a "placenta em um chip" permita a realização desses estudos.

"Nós acreditamos que esta tecnologia possa ser usada para lidar com questões que são difíceis de responder com os atuais modelos de placenta e ajudar nas pesquisas da gravidez e suas complicações," disse Roberto Romero, do NICHD (Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano, na sigla em inglês).

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=placenta-chip-vai-ajudar-entender-gravidez

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.