12/01/2012

Planejar é essencial, mas sócios ajudam a atingir objetivos

Redação do Diário da Saúde

Ação entre amigos

Querer atingir um objetivo, e fazer planos para chegar até esse objetivo, é um primeiro passo essencial para qualquer realização.

Mas se associar com alguém, ou pelo menos fazer esses planos juntamente com outra pessoa, pode dar um impulso muito maior à empreitada.

Pesquisadores da Universidade de Leeds, no Reino Unido, descobriram que as chamadas "ações entre amigos" podem fazer uma enorme diferença quando as pessoas se envolvem em projetos que vão da implantação de novos negócios até a adoção de dietas para emagrecimento.

Regras para agir

Para o Dr. Mark Conner, o efeito é tão marcante que as autoridades de saúde devem cogitar em integrar a associação de pessoas em ações de saúde e bem-estar.

"Planos específicos com relação a quando, como e onde uma pessoa irá agir são chamados 'intenções de implementação'," explica ele. "Nós já sabíamos que esse tipo de plano pode ser realmente eficaz.

"Você deve estabelecer situações que exigem o comportamento que você planejou - 'se eu sentir fome antes do almoço, então vou comer uma maçã, e não uma barra de chocolate'," exemplifica ele.

Mas Conner e seus colegas agora demonstraram que esse efeito pode ser ainda mais forte se outras pessoas estiverem envolvidas na decisão, sejam amigos, colegas ou algum membro da família.

Esforço individual e trabalho em equipe

Apesar do efeito benéfico da associação entre decisão e apoio de outros, os pesquisadores alertam que participar de um grupo não é uma receita suficiente para o sucesso.

O segredo para cumprir o planejado é se ater às regras "se... então" - o que determina formas de agir que criam um novo comportamento e novos hábitos.

O que ocorre é que, se você estiver junto com mais alguém, será mais fácil se ater a essas novas formas de agir.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=planejar-essencial-socios-ajudam-atingir-objetivos

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.