12/09/2017

Poluição da queima de biomassa danifica DNA e mata células pulmonares

Com informações da Agência Fapesp
Poluição da queima de biomassa danifica DNA e mata células pulmonares
O reteno é encontrado na atmosfera de cidades como São Paulo, em decorrência provavelmente da queima de cana-de-açúcar e de outros tipos de biomassa nas proximidades da cidade.[Imagem: Cortesia USP Ribeirão Preto]

Reteno

Nem todas as queimadas são ilegais ou acidentais - na maioria do país ainda é legal queimar a cana-de-açúcar antes da colheita, por exemplo.

Mas, qualquer que seja a origem, submeter-se à fumaça oriunda da queima de biomassa induz danos severos ao DNA das células do pulmão, que chegam a parar de se dividir - após 72 horas de exposição à fumaça, mais de 30% das células do pulmão humano em cultura já estão mortas.

E o principal elemento responsável por tamanho estrago parece ser o reteno, um composto químico pertencente à classe dos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs).

Foi o que constatou Nilmara de Oliveira Alves Brito e uma equipe da USP, UFRN, UFRJ e Fiocruz.

"Não encontramos na literatura científica informações sobre a toxicidade do reteno. Espero que nossos achados sirvam como incentivo para que esse composto seja melhor estudado e para que suas concentrações ambientais passem a ser reguladas pelas organizações de saúde," disse Nilmara.

Poluição da queima de biomassa

Os poluentes usados nos experimentos foram coletados em uma área natural próxima a Porto Velho (RO) durante a estação de queimadas, cujo pico ocorre entre os meses de setembro e outubro.

"Fizemos a coleta com equipamentos que aspiram o ar e depositam o material particulado fino - com diâmetro menor que 10 micrômetros - em um filtro. Nosso interesse era estudar as partículas pequenas, pois são as que conseguem chegar nos alvéolos pulmonares", disse Nilmara.

Contudo, o reteno é encontrado na atmosfera de cidades como São Paulo, em decorrência provavelmente da queima de cana-de-açúcar e de outros tipos de biomassa nas proximidades da cidade - o reteno não é emitido pela queima de combustíveis fósseis, que é a principal fonte de poluição nas regiões urbanas no Brasil.

Os pesquisadores ressaltam que a maioria das pesquisas realizadas sobre os efeitos da poluição na saúde humana tem como foco o papel dos combustíveis fósseis, mas aproximadamente 3 bilhões de pessoas em todo o mundo estão expostas a poluentes oriundos da queima de biomassa - decorrente de práticas agrícolas como a queima da cana-de-açúcar, o desmatamento , a queima de madeira ou carvão para uso como combustível, em fogões ou para aquecimento residencial.

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado em 2012 apontou que aproximadamente 7 milhões de mortes - uma em cada oito ocorridas no mundo - era resultado de exposição à poluição atmosférica.

Os resultados foram publicados na revista Nature Scientific Reports.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=poluicao-queima-biomassa-danifica-dna-mata-celulas-pulmonares

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.