19/04/2010

USP lança software gratuito para analisar imagens médicas

Júlio Bernardes - Agência USP
USP lança software gratuito para analisar imagens médicas
O programa de computador utiliza imagens de ressonância magnética para produzir modelos tridimensionais da estrutura de tecidos e órgãos humanos. [Imagem: Ag.USP]

Análise de imagens

Pesquisadores do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP desenvolveram um programa de computador que utiliza imagens de ressonância magnética para produzir modelos tridimensionais da estrutura de tecidos e órgãos humanos.

O programa, chamado MedSquare, criado em colaboração com especialistas brasileiros e norte-americanos, utiliza software livre para permitir a interação com sistemas desenvolvidos por outros pesquisadores e ampliar seu acesso.

A primeira versão do MedSquare deve ser disponibilizada no final do primeiro semestre de 2010.

Modelos tridimensionais

O programa usa imagens produzidas por meio da ressonância magnética ponderadas pela difusão de água.

"O tecido recebe ondas de rádio em várias orientações, para que o sinal recebido de volta reflita informações sobre o meio", conta o professor Marcel Jackowski, do IME, que coordena a pesquisa.

"O software interpreta a movimentação molecular da água através do sinal recebido e o relaciona com a estrutura do tecido, criando um modelo tridimensional," diz ele.

Lesões

O software vem sendo utilizado na caracterização das condições cerebrais e da estrutura do miocárdio (músculo cardíaco).

"No cérebro, seria possível visualizar as ligações existentes no córtex, o que antes era conseguido apenas com a dissecação do órgão", afirma o professor do IME. "Ao reconstituir a trajetória das fibras do cérebro (axônios), o programa poderá auxiliar médicos e psiquiatras a determinar a conectividade entre centros cerebrais e consequências anatômicas de transtornos, além da localização e extensão de tumores."

Em casos de infarto do miocárdio, o programa pode ajudar a caracterizar o tecido lesado, as possibilidades de recuperação e a percentagem do músculo que está comprometida. "O software pode ser aplicado em qualquer tecido estruturado do corpo humano", diz Jackowski. "Na medicina esportiva, por exemplo, ele seria utilizado na avaliação de lesões, facilitando o diagnóstico e o tratamento."

Programa médico gratuito

A opção por um sistema open source (fonte aberta), segundo o professor, possibilita a interoperabilidade do software com programas semelhantes e a colaboração da comunidade científica em seu desenvolvimento.

"O sistema é simples e intuitivo, de modo que se adapte ao conhecimento do usuário, diferente de modelos similares, que são mais restritos tanto na sua usabilidade quanto ao tipo de aplicação", explica. "A ideia é que o software tenha interação com programas desenvolvidos por outros grupos de pesquisa."

A primeira versão operacional do MedSquare deverá estar disponível nos próximos meses e poderá ser acessada no site http://medsquare.org.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=programa-gratuito-analisar-imagens-medicas

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.