28/08/2008

Psicólogo virtual vai ajudar astronautas a lidar com o estresse

Redação do Diário da Saúde

Conselheiro digital

Em vez de chamar um psiquiatra para um chat pela internet, os astronautas que ficarem estressadas durante as viagens espaciais logo poderão contar com uma ferramenta mais prática: um DVD contendo um programa de computador especial de auto-ajuda, uma espécie de conselheiro digital.

O processo de seleção dos astronautas é rigoroso no aspecto comportamental, mas isso não significa que eles não passarão por dificuldades ao sofrer as pressões normais durante as arriscadas missões espaciais.

O problema será ainda maior quando começarem a viagens a Marte, que deverão durar mais de um ano. Eles terão que passar por dias monótonos durante a viagem, sem nada para fazer, e não terão para onde fugir se alguma coisa der errado.

Estação Espacial Virtual

Para ajudá-los, a equipe do Dr. James Carter, da Harvard Medical School, está criando um programa de computador de auto-ajuda, com o qual os astronautas poderão interagir. Fortemente baseado em multimídia, o programa é chamado "Estação Espacial Virtual."

Ele pede que os membros da tripulação respondam a questões de múltipla escolha sobre como lidar com vários tipos de problemas que poderão surgir no espaço e que eles façam listas de opções para solucionar esses problemas. O foco do programa são desafios de saúde mental que foram levantados em uma discussão da qual participaram 11 astronautas.

Gerenciamento de conflitos interpessoais

Um elemento fundamental da Estação Espacial Virtual é um aplicativo que estuda conflitos interpessoais, desenvolvido por Leonard Greenhalgh, da Tuck School of Business. O aplicativo utiliza vídeos interativos para conduzir o astronauta em um processo de negociação e solução dos conflitos.

Durante um treinamento de isolamento, feito em 2001 com cosmonautas russos, tudo parecia bem enquanto eles estavam sob observação. Mas, tão logo eles foram liberados para uma comemoração de fim de ano, quase todos se atracaram em uma luta corporal ferrenha. Ou seja, os conflitos não estavam sendo adequadamente resolvidos.

Além de astronautas, cientistas que passam por longos períodos em isolamento, na Antártica ou no Ártico, também poderão se beneficiar do novo psicólogo virtual.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=psicologo-virtual-vai-ajudar-astronautas-a-lidar-com-o-estresse

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.