09/02/2009

Psiquiatra artesã constroi um cérebro de tricô

Redação do Diário da Saúde
Psiquiatra artesã constroi um cérebro de tricô
[Imagem: Cérebro de tricô, feito pela psiquiatra americana Karen Norberg.]

Cérebro de tricô

A psiquiatra americana Karen Norberg resolveu construir seu próprio cérebro - usando tricô.

O resultado é um misto de trabalho artístico e educacional que está chamando a atenção dos seus colegas médicos, do público que possui o mesmo hobbie e até de museus e centros de ciência.

Karen levou um um ano, usando seu tempo livre, para terminar o cérebro de tricô. E ela não se deu por satisfeita. Com a boa repercussão do seu trabalho, ela já pensa em criar versões artesanais de outros órgãos do corpo humano.

Colcha de retalhos

"Estou fazendo uma colcha de retalhos representando alguns dos principais neurotransmissores e partes do sistema neuro-hormonal. Quero impressionar e inspirar as pessoas", disse ela.

Depois de passar vários anos estudando sobre o órgão humano, para seu exercício profissional como psiquiatra, ela viu que precisaria fazer cada parte do cérebro separadamente.

Costurando o cérebro

Ela tricotou o cerebelo, depois o hipotálamo, e assim por diante, até ter todas as peças do cérebro. Depois foi só costurar tudo para ter um cérebro completo feito inteiramente de tricô.

O cérebro de tricô tem o dobro do tamanho de um cérebro biológico. O trabalho está exposto no Museu da Ciência em Boston.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=psiquiatra-artesa-constroi-cerebro-de-trico

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.