11/06/2014

Pulmão artificial do tamanho de um cubo de açúcar

Redação do Diário da Saúde
Pulmão artificial do tamanho de um cubo de açúcar
Os pesquisadores criaram um pulmão humano em miniatura, do tamanho de um cubo de açúcar.[Imagem: Fraunhofer IGB]

Quais medicamentos podem ser usados para tratar o câncer de pulmão, e o quanto eles são eficazes?

Hoje, os pesquisadores precisam confiar em testes em animais para ter pistas sobre isso, para só então começarem a testar as drogas em humanos.

O problema é que a grande maioria dos compostos químicos que funcionam em animais falham nos testes em humanos.

Mas, em um futuro cada vez mais próximo, um modelo sintético de pulmão permitirá obter resultados mais precisos e, finalmente, minimizar - ou mesmo substituir completamente - a experimentação animal.

É o que prometem os resultados obtidos pela equipe do Dr. Heike Walles, do Instituto de Engenharia e Biotecnologia Interfacial (Alemanha).

Minipulmão

"Os modelos animais podem ser o melhor que temos no momento, mas, mesmo assim, 75% dos medicamentos considerados benéficos quando testados em animais falham quando usados para tratar seres humanos," confirma o Dr. Walles.

Para eliminar o problema, sua equipe desenvolveu um "pulmão artificial" 3D que permite simular o que acontece no corpo humano.

Essencialmente, o que eles fizeram foi recriar o pulmão humano em miniatura - com um volume de meio centímetro cúbico, cada modelo é do tamanho de um cubo de açúcar.

O modelo biológico foi criado usando células de pulmão crescendo em tecidos em ambiente de laboratório. Um biorreator é usado para fazê-lo respirar e para bombear um meio nutriente através de seus vasos sanguíneos, da mesma forma que os nossos corpos fornecem sangue aos nossos pulmões.

O reator também torna possível regular fatores tais como o ritmo e a profundidade da respiração do pulmão artificial.

Pulmões personalizados

Segundo a equipe, o projeto a longo prazo é criar um modelo de pulmão individual para cada paciente, a partir de células do pulmão coletadas por biópsias que já são realizadas hoje.

Isto tornará possível prever com exatidão quais das várias opções de tratamento vão funcionar para cada paciente.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=pulmao-artificial-tamanho-cubo-acucar

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.