09/08/2012

Pulseira monitora exposição aos raios ultravioleta

Redação do Diário da Saúde
Pulseira monitora exposição aos raios ultravioleta
O dispositivo indica ao seu portador, na forma de um código de cores, quando ele superou um determinado nível de exposição aos raios ultravioleta.[Imagem: University of Strathclyde]

Monitor solar

Químicos da Universidade de Strathclyde, na Escócia, desenvolveram um monitor que alerta quando a pessoa ficou tempo demais sob o sol.

O objetivo é evitar a super-exposição aos raios solares, fortemente associada com o câncer de pele, sobretudo em sua forma mais grave, o melanoma.

O dispositivo indica ao seu portador, na forma de um código de cores, quando ele superou um determinado nível de exposição aos raios ultravioleta.

Dosímetro de UV

A invenção atraiu a atenção da indústria, que já está providenciando sua fabricação, na forma de uma pulseira.

"Estamos muito entusiasmados com o nosso dosímetro de UV, e agora vamos trabalhar para desenvolvê-lo mais e colocá-lo no mercado," afirmaram Andrew Mills e Michael McFarlane, criadores do aparelho.

"Ele trará benefícios significativos para a saúde pública, na forma de uma acessório bonito e barato, que permitirá que as pessoas desfrutem do sol sem correr o risco de super-exposição," disse Fiona Strang, técnica da universidade responsável pela comercialização da tecnologia.

Pulseira contra raios UV

O monitor de raios ultravioleta funciona mudando de cor, de amarelo para cor-de-rosa, conforme os riscos de queimaduras solares aumentam.

A tecnologia é baseada em um agente que libera ácido quando é atingido pela radiação ultravioleta luz.

Um corante, que mede o nível de pH, reage ao ácido, tornando-se o indicador do tempo de exposição aos raios ultravioleta.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=pulseira-monitora-exposicao-raios-ultravioleta

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.