13/05/2014

Quanta água devemos tomar por dia?

Com informações da Agência Saúde
Água necessária para cada pessoa é variável
Cuidado com a qualidade da água: uma pesquisa realizada em São Paulo revelou que a água da torneira pode ser mais limpa que água mineral em garrafão.[Imagem: Unesp]

Quanta água tomar

É comum ouvir na imprensa que devemos tomar pelo menos dois litros de água por dia.

Esse mito já foi derrubado em vários estudos, que mostraram que precisamos ingerir dois litros de líquidos, mas não necessariamente de água - há muita água nos alimentos.

De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, a quantidade de água que precisamos ingerir diariamente é variável, dependendo de fatores como a idade e o peso da pessoa, a atividade física que ela realiza e o clima e a temperatura do ambiente onde ela vive.

Para algumas pessoas, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente, outras precisarão de três ou quatro litros ou mesmo mais, como no caso dos esportistas.

A recomendação do Guia com relação à quantidade de água que devemos ingerir é extremamente simples: a quantidade que o organismo pedir.

Água nos alimentos

Já ingerirmos água quando consumimos alimentos e preparações culinárias.

Por exemplo, a maioria das verduras e legumes cozidos ou na forma de saladas têm mais do que 90% do seu peso em água. A maioria das frutas contém entre 80% e 90% de água, assim como o leite e a maioria das sopas.

Após o cozimento, macarrão, batata ou mandioca têm cerca de 70% de água. Um prato de feijão com arroz é constituído de dois terços de água e preparações à base de carne têm em geral mais de metade do seu peso em água.

O guia ressalta que refrigerantes e vários tipos de bebidas adoçadas possuem alta proporção de água, no entanto, não são opções saudáveis, pois são repletos de açúcar e vários aditivos, razão pela qual não podem ser considerados fontes adequadas para hidratação.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=quanta-agua-devemos-tomar-por-dia

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.