03/12/2015

Cuidado com a água que você usa nos umidificadores ultrassônicos

Redação do Diário da Saúde

Mais do que vapor de água

Os aparelhos umidificadores ultrassônicos não lançam apenas vapor de água no ambiente.

Eles também aerolizam e emitem os contaminantes dissolvidos na água, incluindo minerais e metais, tornando-os inaláveis.

Isto pode se tornar uma ameaça à saúde das pessoas dependendo da água que se utiliza, uma vez que 90% dos aerossóis lançados pelos umidificadores estão na faixa respirável pelo ser humano.

Foi o que demonstraram Amanda Sain e Andrea Dietrich, da Universidade Politécnica da Virginia, nos EUA.

Nanopartículas inaláveis

As pesquisadoras testaram vários aparelhos com cinco amostras de água potável, de qualidades diferentes.

As amostras de água foram escolhidas para apresentarem variados níveis de sólidos totais dissolvidos (uma medida comum do conteúdo mineral), dureza (propriedade relacionada com a concentração de íons de minerais dissolvidos) e conteúdo de ferro.

Os aerossóis emitidos foram avaliados quanto ao tamanho das partículas e aos metais e compostos não metálicos dissolvidos: 90% estavam na faixa inalável, com nanopartículas na faixa entre 0,020 e 0,040 micrômetros.

Que água usar nos umidificadores

"Este é um estudo muito interessante que identifica outra rota de absorção humana de constituintes na água potável - a inalação," comentou o professor Domenico Grasso, da Universidade de Delaware. "As consequências para a saúde parecem ser dependentes da natureza da qualidade da água utilizada nos umidificadores."

A orientação das pesquisadoras é que os usuários usem água destilada e limpem rotineiramente seus aparelhos umidificadores.

O estudo foi publicado na revista Environmental Engineering Science.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=que-agua-usar-umidificadores-ultrassonicos

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.