25/06/2014

Realidade virtual é usada para aliviar dores

Redação do Diário da Saúde
Realidade virtual alivia dores de pacientes crônicos
Os pesquisadores usaram desde técnicas simples, como filmes, até ambientes imersivos que geram a sensação de troca de corpo.[Imagem: Herrero, Rocio et. al. - 10.1089/cyber.2014.0052]

Os medicamentos atuais contra a dor podem não proporcionar alívio aceitável para muitos pacientes com dor crônica ou com fortes dores por lesões.

Por isso há uma busca pela validação de terapias alternativas - não medicamentosas - que possam auxiliar esses pacientes e outros que sofram efeitos colaterais dos analgésicos.

E a realidade virtual está-se mostrando uma poderosa ferramenta terapêutica contra a dor.

Os resultados inusitados foram obtidos não por por um, mas por vários grupos de pesquisas de várias universidades, que relataram seus resultados em artigos reunidos em um número especial da revista científica Cyberpsychology, Behavior and Social Networking.

Realidade virtual contra dor real

A realidade virtual foi usada como um meio de distração, induzindo emoções positivas, ou criando a percepção de "troca" de um membro ou região do corpo afetada pela dor crônica em um ambiente virtual.

Brenda Wiederhold e seus colegas do Instituto Médico de Realidade Virtual (Bélgica) criaram experiências virtuais agradáveis por meio das quais os pacientes podiam navegar em mundos simulados para distraí-los da dor.

A equipe relata tanto avaliações subjetivas de alívio dos pacientes, quanto comparações com as medições fisiológicas para avaliar respostas de dor, mostrando a eficácia da "realidade virtual como uma técnica de distração da dor crônica em pacientes."

A equipe de Bomyi Jeon, da Coreia do Sul, avaliou a eficácia da terapia de troca de corpo virtual para reduzir a intensidade da dor percebida pelos pacientes através do que eles chamam de "perturbação da percepção corporal".

A equipe de Rocio Herrero, da Espanha, relatou uma melhora significativa em vários fatores que afetam a qualidade de vida de pacientes com síndrome de fibromialgia, uma condição crônica de dor musculoesquelética.

Astronautas e idosos

"Os estudos mostraram que a realidade virtual pode ser um complemento eficaz para condições de dor tanto aguda e crônica," diz a Dra. Brenda Wiederhold, editora da revista científica, e que não participou das pesquisas.

"As possibilidades futuras de uso da realidade virtual em condições de dor podem incluir grupos tão diversos quanto militares, equipes de exploração do espaço e nossa crescente população idosa," avalia ela.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=realidade-virtual-alivia-dores

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.