26/12/2012

Reflexologia alivia efeitos colaterais de tratamentos

Redação do Diário da Saúde
Reflexologia alivia efeitos colaterais de tratamento
A reflexologia está documentada em inscrições e desenhos encontrados no Egito, datando da época dos faraós. A terapia também era conhecida na China antiga. [Imagem: Wikipedia]

De alternativa para principal

Um tipo de massagem dos pés praticada desde o tempo dos Faraós do Egito Antigo teve seus resultados comprovados no auxílio a pacientes de câncer.

Este é o primeiro estudo científico de larga escala, totalmente aleatório, sobre a reflexologia, um tratamento até agora enquadrado na lista das terapias alternativas.

"[A reflexologia] sempre foi considerada uma massagem relaxante, mas até agora seus benefícios não haviam sido documentados de forma rigorosa," afirmou Gwen Wyatt, da Universidade do Estado de Michigan, que fez o estudo juntamente com colegas de outras três universidades norte-americanas.

"Este é o primeiro passo para passarmos essa terapia complementar dos cuidados acessórios para os cuidados principais," completou.

Reflexologia

A reflexologia é baseada na ideia de que a estimulação de pontos específicos dos pés pode melhorar o funcionamento dos órgãos, glândulas e outras partes do corpo correspondentes a cada ponto.

O estudo incluiu 385 mulheres recebendo quimioterapia ou terapia hormonal para câncer de mama em estágio avançado, já com sinais de metástase.

As mulheres foram divididas em três grupos: um recebeu o tratamento de reflexologia, outro grupo recebeu uma massagem comum para os pés, para servir como controle, e o terceiro grupo recebeu apenas o tratamento médico padrão.

Respiração curta

As checagens dos sintomas e do estado de bem-estar das pacientes foram feitas após cinco semanas, e novamente após 11 semanas.

O grupo que recebeu o tratamento de reflexologia relatou menos diminuição no fôlego, ou respiração curta, um sintoma comum entre as mulheres em tratamento contra câncer de mama.

Talvez como resultado da melhor respiração, elas também melhores condições na execução das tarefas diárias, como subir escadas, vestir-se ou ir às compras.

Além do emocional

Os resultados surpreenderam as pesquisadoras, que esperavam melhoras mais significativas nos aspectos emocionais.

"Nós não observamos as alterações que esperávamos nos sintomas emocionais, como ansiedade ou depressão. As mudanças mais significativas foram documentadas no campo fisiológico," disse a Dra. Wyatt.

Outro benefício não esperado - uma redução na fadiga - só foi documentado no grupo que recebeu a massagem nos pés, o que aponta para um tratamento ainda mais simples, que dispensa a atuação de um reflexologista credenciado.

A pesquisadora afirmou que o grupo da reflexologia também não relatou mudanças esperadas em sintomas como dor e náusea, já documentados por outros estudos. Segundo ela, a razão para isso pode ser a eficácia dos medicamentos utilizados no tratamento do câncer, que mascaram os benefícios da reflexologia.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=reflexologia

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.