20/10/2011

Anvisa publica regras para produtos biotecnológicos

Vitor Abdala - Agência Brasil

Guias para biotecnologia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou dois guias com regras para registros de produtos biotecnológicos no Brasil

A informação foi dada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante evento da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Rio de Janeiro.

Segundo o ministro, a publicação dos guias, que trazem regras "claras" para o Brasil, é um estímulo para a produção nacional de produtos biotecnológicos, o que pode garantir remédios mais baratos.

Com isso, de acordo com Padilha, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá ampliar o atendimento à população.

Produtos biotecnológicos

"Os produtos biotecnológicos são a nova fronteira de medicamentos para tratamentos, sobretudo, de câncer e doenças infecciosas. São os novos tratamentos mais eficazes e seguros para população.

"No rol de medicamentos que usamos hoje no SUS, 1% dele é biotecnológico, mas ele compromete 34% do orçamento do Sistema Único de Saúde. Quando começarmos a produzir aqui no Brasil, poderemos reduzir o preço e atender um número maior de pessoas," disse o ministro.

Outros dois guias específicos para o registro dos medicamentos Interferon Alfa, usado no combate a infecções virais e tipos de câncer, e Heparina, que tem função anticoagulante, foram publicados pela Anvisa.

Padilha disse que agência também criou uma câmara técnica para propor novas políticas para os produtos biotecnológicos.

"A ideia é que a gente possa ter instrumentos mais claros para a indústria poder produzir esses produtos no Brasil."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=regras-produtos-biotecnologicos

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.