31/05/2016

Governo cria Rede Nacional de Especialistas em Zika

Com informações da Agência Brasil

Renezika

O Ministério da Saúde instituiu a Renezika - Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correlatas.

Os principais objetivos da rede são coletar informações de pesquisas relacionadas ao vírus zika, contribuir para a formulação e o aperfeiçoamento de protocolos de tratamento e triagem e desenvolver estudos sobre o vírus e doenças correlatas, como dengue e chikungunya.

A rede será formada por uma Secretaria Executiva e por membros especialistas no assunto. Os representantes, titulares e suplentes, serão indicados pelo Ministério.

"A Secretaria Executiva da Renezika poderá convidar para integrar a rede entidades ou pessoas do setor público e privado, que atuem profissionalmente em atividades relacionadas à matéria, sempre que entenda necessária a colaboração para o pleno alcance dos seus objetivos", informa a portaria, publicada no Diário Oficial.

Caberá aos integrantes da rede promover a integração das atividades de vigilância, prevenção e atenção à saúde, contribuir na produção de análises epidemiológicas e desenvolvimento de projetos de pesquisa prioritários para o SUS, além de assessorar o Ministério da Saúde na priorização de temas de pesquisa para a realização de chamadas públicas, bem como na avaliação de projetos de pesquisa.

Zika no Brasil

O primeiro caso de zika no Brasil foi anunciado em maio deste ano.

A doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e inicialmente tida como uma enfermidade leve, passou a ser tratada como emergência internacional meses mais tarde diante das primeiras evidências de sua ligação com o aumento de casos de microcefalia e outras doenças neurológicas.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=renezika-rede-nacional-especialistas-zika

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.