15/01/2010

Cientistas mostram riscos de usar colheres para dosar medicamentos

Redação do Diário da Saúde
Isso é uma colher de chá ou uma arma?
Um novo estudo ilustra os perigos de usar colheres de cozinha para medir as doses de medicamentos líquidos.[Imagem: Jason Koski]

O perigo das colheres

Um novo estudo publicado na edição de Janeiro da revista médica Annals of Internal Medicine ilustra os perigos de usar colheres de cozinha para medir as doses de medicamentos líquidos.

A pesquisa envolveu 195 pacientes com gripe e resfriado. Cada paciente foi orientada a tomar estritamente uma colher de chá do medicamento prescrito para cada uma.

Os resultados mostraram que a quantidade de medicamento ingerida variou entre uma média de 8% para menos e 12% para mais, dependendo das colheres usadas pelos pacientes.

"Oito ou doze por cento podem não parecer muito, mas isto se dá a cada quatro ou oito horas, em períodos que se estendem por até quatro dias", afirma o Dr. Brian Wansink, que liderou o estudo. "Ou seja, a coisa realmente chega aos limites da ineficácia do medicamento ou mesmo do perigo à saúde pelo excesso.

Comportamento alimentar

As ilusões visuais e as relações espaciais são temas familiares no trabalho de Wansink sobre a alimentação e o comportamento alimentar. Em seu livro Comer sem Pensar: Por que nós comemos mais do que pensamos, ele demonstrou como pratos menores podem diminuir a quantidade que as pessoas comem, e como copos altos podem diminuir a quantidade de álcool ingerido.

"Pondo a coisa de forma simples, nós não podemos confiar sempre em nossa capacidade de estimar as quantidades," afirma o coautor do estudo, Dr. Koert van Ittersum, da Universidade Georgia Tech. "Em alguns casos pode não ser importante, mas quando se trata da sua saúde ou da saúde do seu filho, é vital fazer uma medição precisa."

A recomendação dos pesquisadores é simples: usar um dosador, um copo graduado ou mesmo um conta-gotas. Para quem insistir em usar as colheres, é mais seguro usar uma seringa para aferir a quantidade exata que sua colher contém.

Outras recomendações incluem ler as dosagens dos medicamentos com atenção e prestar mais atenção quando estiver preparando a dose de medicamentos líquidos.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=riscos-usar-colheres-dosar-medicamentos

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.