11/01/2011

Cientistas eliminam ruído do motorzinho do dentista

Com informações da BBC
Cientistas eliminam ruído do motorzinho do dentista
O dispositivo usa filtros eletrônicos para "cancelar" o ruído da broca, mas não a voz do dentista.[Imagem: BBC]

Motorzinho silencioso

Pesquisadores britânicos desenvolveram um dispositivo que cancela o ruído das brocas de dentistas.

Segundo eles, a invenção pode ajudar as pessoas a superar o medo de ir ao dentista.

Para muitos, o som da broca é uma das principais causas de ansiedade durante as visitas ao consultório.

O novo dispositivo permite que os pacientes escutem músicas em um tocador de MP3, enquanto o som da broca é eliminado.

Filtro de ruídos

O dispositivo é semelhante aos fones de ouvido capazes de cancelar ruídos. Mas os pacientes ainda poderão ouvir a voz do dentista, porque nem todos os sons ambientes serão filtrados.

Segundo os cientistas, o dispositivo transforma os sons do consultório do dentista em um sinal digital. Um chip especial chamado de processador digital de sinais analisa os sons captados por um microfone instalado perto da broca dental.

Ele produz uma onda sonora invertida para neutralizar o ruído no sinal transmitido pelo fone de ouvido.

Os filtros eletrônicos são capazes de neutralizar o som da broca mesmo que a amplitude e a frequência do ruído se alterem com o uso da própria broca.

Tecnologia automobilística

O dispositivo foi desenvolvido por especialistas do King's Colllege London, da Brunel University e da London SouthBank University, a partir de uma ideia do professor Brian Millar, do Instituto Dentário do King's College.

Ele se inspirou inicialmente nos esforços do fabricante de automóveis Lotus, que tentava desenvolver um sistema para remover sons desagradáveis da rua e, ao mesmo tempo, permitir que os motoristas ouvissem sirenes de emergência.

Após mais de dez anos de pesquisas em colaboração com engenheiros, a equipe de Millar chegou a um protótipo do sistema.

"Muitas pessoas não gostam de ir ao dentista por causa da ansiedade associada ao barulho da broca, mas esse dispositivo tem o potencial de tornar o medo da broca uma coisa do passado", diz Millar.

Escutar o dentista

O pesquisador Mark Atherton, da Escola de Engenharia e Design da Brunel University, diz que a questão principal do projeto era conseguir que o paciente pudesse escutar o dentista.

"Você não pode isolar totalmente o paciente. Eles querem ter um diálogo com o dentista, então não podem simplesmente colocar um par de tampões nos ouvidos", diz ele.

Segundo Atherton, os pesquisadores notaram que não seria suficiente apenas reduzir o ruído da broca, mas teriam de eliminá-lo completamente.

"O barulho da broca é tão distinto que o cérebro ainda o reconhece e as pessoas conseguem ouvi-lo (mesmo mais baixo), tal é a ansiedade", afirma.

A equipe de pesquisadores agora está procurando investidores para tentar tornar o dispositivo disponível comercialmente.

Eliminando o motorzinho

Outras pesquisas são mais radicais e, em vez de eliminaram o som do motorzinho do dentista, querem eliminá-lo de vez.

Cientistas alemães estão tentando substituir as brocas por jatos de plasma frio.

A abordagem de uma outra equipe da mesma King's College é ainda mais avançada, tentando detectar os problemas dos dentes antes que eles sejam visíveis e exijam o uso das brocas.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=ruido-motorzinho-dentista

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.