03/03/2009

Secretaria de Saúde promove ciclo de palestras sobre LER/DORT

Redação do Diário da Saúde

Lesões por esforços repetitivos

A Secretaria de Saúde começou nesta segunda-feira um ciclo de palestras que pretende dar treinamento adequado aos profissionais de saúde para lidar com os problemas da LERD/DORT ( Lesões por Esforços Repetidos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

O ciclo de palestras é uma das atividades dentro da programação da Semana de Prevenção de LER/DORT, que vai até a próxima sexta-feira, 6 de março.

Segundo a coordenadora do Cerest, Andrea Tavares, o evento tem por objetivo levar informação e sensibilizar o maior número possível de pessoas através de atividades educativas desenvolvidas pelas equipes da unidade. "Queremos levar informação sobre o tema aos profissionais de Saúde e à população dos bairros por meio de palestras, debates e discussões", disse Andrea.

Nesta terça-feira, 3 de março, às 13h30, a palestra será direcionada aos profissionais do Centro de Saúde Santa Mônica, e na quarta-feira, dia 4, o Cerest participa de uma mesa redonda sobre prevenção de LER/DORT para cipeiros na Unicamp.

Na quinta-feira, dia 5, os alunos do Senac terão duas oportunidades para participar da palestra sobre o tema: às 9h e às 14h. A última palestra da semana acontece na sexta-feira, 6, às 14h, para os profissionais do CS Lisa.

Esforço continuado

De acordo com a coordenadora Andrea Tavares, a ideia é não concentrar as atividades apenas nesta Semana de Prevenção e sim atender a toda a demanda sempre que houver solicitação. "Campinas é muito grande e não podemos atender a todos em apenas cinco dias, por isso, colocamo-nos à disposição para outras datas também. É só entrar em contato conosco e agendar", afirmou Andrea.

As atividades podem ser desenvolvidas tanto nas unidades de Saúde como em qualquer outro local do bairro. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3272-1292 ou 3272-8025 (falar com Márcia ou Marisol).

Fatores organizacionais e psicossociais

De acordo com o Ministério da Saúde, trabalhadores de diversos ramos de atividades estão expostos a fatores organizacionais e psicossociais que propiciam a ocorrência e/ou agravamento de Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT), tais como a execução de movimentos repetitivos, o uso de postos de trabalho inadequados, a exposição a vibração e ruído, longas jornadas de trabalho, pressão para cumprimento de metas e de padrões de qualidade.

Tais agravos, segundo o Ministério, adoecem trabalhadores em todo o mundo, tendo sido registradas epidemias na Inglaterra, países escandinavos, Japão, Estados Unidos, Austrália e Brasil. É para conscientizar os profissionais da saúde e a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento, que o Cerest realiza todos os anos, em março, a Semana de Prevenção de LER/DORT.

O Cerest é uma unidade de referência em Campinas que tem como missão a atenção integral à saúde do trabalhador no município e região. É um serviço de saúde que integra o Sistema Único de Saúde (SUS). É composto por uma equipe multiprofissional que realiza ações de assistência para diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao trabalho, atividades de educação em saúde e vigilância nos ambientes de trabalho. O acesso para atendimento nesse serviço é por meio de encaminhamento do Centro de Saúde.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=secretaria-de-saude-promove-ciclo-de-palestras-sobre-ler-dort

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.