24/10/2017

Sensor mede quando seu corpo começa a queimar gordura

Redação do Diário da Saúde
Sensor mede quando seu corpo começa a queimar gordura
O sensor mede o momento em que o corpo começa a queimar gordura - algo que varia muito de indivíduo para indivíduo.[Imagem: Güntner et al. - 10.1021/acs.analchem.7b02843]

Exame pelo hálito

Fazer um exame soprando em um tubo não serve apenas para incriminar motoristas que se esqueceram de suas responsabilidades.

No futuro, o procedimento também será usado para testar a condição de pessoas buscando perder o excesso de peso e mesmo de atletas.

Um sensor desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça) possibilita medir a lipólise - quando o corpo começa a queimar gordura - testando as exalações da pessoa durante o exercício.

"Ao queimar gordura, o corpo produz subprodutos que acabam no sangue," explica o professor Andreas Guntner.

Nos alvéolos pulmonares, essas moléculas - especialmente as mais voláteis - misturam-se ao ar exalado pela pessoa. O mais volátil desses metabólitos lipídicos é a acetona. O sensor de gás desenvolvido pela equipe mede justamente a presença dessa substância.

O sensor mostrou ser muito mais sensível do que equipamentos similares já existentes: ele consegue detectar uma única molécula de acetona entre cem milhões de moléculas. E também mede exclusivamente a acetona, de modo que mais de 800 outros componentes voláteis presentes no hálito não afetam a medição.

Queima de gordura nos exercícios

A opinião científica mais aceita até agora garantia que os atletas só começam a queimar gordura após um certo período de esforço físico e ao atingir uma certa frequência cardíaca.

Os testes da equipe suíça mostraram que essa visão precisa ser atualizada. "Nós demonstramos que a concentração de acetona nas exalações varia muito de pessoa para pessoa," conta Guntner.

As medições mostraram que a lipólise em alguns voluntários de fato começou apenas no final da sessão de treino de uma hora e meia. Em outros, porém, o sensor mostrou que seus corpos começam a queimar gordura muito mais cedo.

O sensor consiste em um chip do tamanho de uma moeda de 1 centavo, mas os pesquisadores estão trabalhando para refinar a tecnologia de medição para que seja possível miniaturizá-lo ainda mais. "Isso permitirá que atletas e pessoas que desejem perder peso verifiquem se os corpos começaram a queimar gordura para que eles possam otimizar seu regime de treinamento," disse Guntner.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=sensor-mede-quando-seu-corpo-comeca-queimar-gordura

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.