17/02/2012

Spinning dispara mesmos indicadores de ataque cardíaco

Redação do Diário da Saúde
Sessão de <i>spinning</i> aciona indicadores bioquímicos semelhantes a um ataque cardíaco
Não significa que sessões de spinning causem ataques cardíacos, mas que o corpo reage de forma semelhante.[Imagem: US Navy/Wikimedia]

Dor no peito

Uma curta sessão de spinning pode disparar os mesmos indicadores bioquímicos presentes quando da ocorrência de um ataque cardíaco.

Isto não significa que sessões de spinning causem ataques cardíacos, mas que o corpo reage de forma semelhante.

Segundo os médicos que descobriram esses efeitos, a reação é, provavelmente, natural e sem risco.

Contudo, eles alertam que a informação deve ser levada em conta pelos profissionais de saúde quando pacientes procurarem atendimento com dores no peito.

Biomarcadores cardíacos

Um ataque cardíaco aumenta a secreção de enzimas conhecidas como biomarcadores cardíacos, que podem ser medidas em um exame de sangue simples.

Isto é importante para que o tratamento seja iniciado o mais rapidamente possível.

Entretanto, os níveis desses biomarcadores também aumentam em situações que não têm nada a ver com ataques cardíacos, como longos períodos de exercícios físicos extenuantes, o que inclui maratonas, triatlos e corridas de esquis.

A diferença agora descoberta é que as sessões de spinning são curtas em relação a essas situações já conhecidas, mas também são muito intensas e fisicamente extenuantes.

Troponina

O nível da enzima troponina T, usada como biomarcador cardíaco, dobrou uma hora após a sessão.

Em pelo menos dois praticantes de spinning, o biomarcador atingiu o nível considerado limite para um ataque cardíaco.

"Os níveis voltaram ao normal em todos [os participantes] do estudo 24 horas depois da sessão de spinning," conta a Dra. Smita Duttaroy, da Universidade de Gotemburgo (Suécia).

"Quando alguém com dores no peito chegar a um pronto-socorro, e o exame de sangue mostrar que os biomarcadores cardíacos estão subindo, é importante reconhecer que esse tipo de aumento também pode ocorrer em pessoas saudáveis depois de uma sessão normal de exercícios," diz a pesquisadora.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=sessao-spinning-aciona-indicadores-ataque-cardiaco

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.