03/07/2015

Seu celular poderá lhe dizer que você está grávida

Redação do Diário da Saúde

Exames no celular

Um sensor feito com uma fibra óptica conectada a um celular pode ser usado em uma grande variedade de exames, incluindo testes biomoleculares para detectar gravidez ou fazer o monitoramento do diabetes.

O protótipo ainda é tosco e sem o aprimoramento necessário para um uso real, mas os pesquisadores da Universidade de Hanover (Alemanha) afirmam que a montagem foi apenas para demonstração da funcionalidade do sensor e para testes de sua aplicação.

As leituras do sensor são interpretadas por um aplicativo rodando no smartphone, que fornece os resultados em tempo real.

O dispositivo tem capacidade de monitorar e analisar vários tipos de fluidos corporais, incluindo sangue, urina, saliva e suor, e até mesmo o ar exalado pela respiração.

A equipe propõe que as leituras do sensor sejam combinadas com o sinal de GPS do celular, podendo facilitar o rastreamento de doenças e o surgimento de surtos de gripe, por exemplo, além de guiar o usuário para a farmácia ou hospital mais próximo.

Sensor óptico

Seu celular poderá lhe dizer que você está grávida
O protótipo ainda é rudimentar, mas os resultados são similares aos de equipamentos grandes e caros.
[Imagem: Kort Bremer/Hanover Centre for Optical Technologies]

O sensor utiliza um fenômeno óptico chamada ressonância de plásmons de superfície - que ocorre quando a luz faz com que elétrons na superfície de uma película metálica fina movimentem-se em ondas - para detectar a composição de um líquido ou a presença de determinadas biomoléculas ou gases em quantidades traço.

"Nós temos tudo o que é necessário para desenvolver microlaboratórios pequenos e robustos para smartphones. Assim, os sensores de ressonância de plásmons de superfície poderão se tornar onipresentes," disse Kort Bremer, criador da tecnologia.

Nos experimentos, a sensibilidade do aparelho foi testada utilizando várias concentrações de glicerol, e a equipe confirmou que seus resultados são similares aos dos equipamentos atuais, a uma fração do tamanho e do custo.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=seu-celular-podera-lhe-dizer-voce-esta-gravida

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.