18/08/2009

Substância contra o mau hálito feita de... café?

George Hunka
Substância contra o mau hálito feita de... café?
Os cientistas descobriram que o extrato de café tem o efeito de matar as bactérias que causam a halitose. [Imagem: Mortefot]

Efeito desidratante do café

"Todo o mundo acha que o café causa mau hálito," diz o médico e pesquisador Mel Rosenberg, "e isto frequentemente é verdade porque o café, que tem um efeito desidratante na boca, torna-se potente quando misturado com leite, podendo fermentar em substâncias com odores ruins."

Mas não é sempre assim. "Contrariamente às nossas expectativas, nós descobrimos alguns componentes no café que de fato inibem o mau hálito," diz Rosenberg.

Café contra o mau hálito

A equipe do Dr. Rosenberg descobriu uma substância, isolada de um extrato de café, que pode na verdade inibir o crescimento das bactérias que causam o mau hálito. Os testes em laboratório mostraram que a substância impede o crescimento das bactérias e a liberação de odores.

Os cientistas estavam estudando a influência de diversos tipos de café no surgimento e na intensidade da halitose, analisando seu comportamento em amostras de saliva. Mas, para sua surpresa, os extratos de café tiveram o efeito oposto, inibindo o crescimento das bactérias.

"A lição que aprendemos aqui foi a da humildade," diz Rosenberg. "Nós esperávamos que o café fosse causar mau hálito, mas há algo nessa bebida mágica que tem o efeito oposto."

Benefícios antibacterianos do café

Agora os pesquisadores querem isolar as moléculas inibidoras das bactérias a fim de tirar proveito de todos os benefícios antibacterianos do café. "Não iremos usar o extrato bruto, mas o material ativo contido nele," diz Rosenberg.

A descoberta poderá se tornar a base de uma classe inteiramente nova de enxaguantes bucais e balas e gomas contra o mau hálito. O princípio ativo antibacteriano do café poderá ser incluído em uma bala ou outro produto e impedir que as bactérias se formem, em fez de mascarar seus efeitos com um cheiro de menta, como fazem os produtos atuais.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=substancia-contra-mau-halito-feita-cafe

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.