23/01/2009

Suco de maçã melhora desempenho mental e retarda aparecimento de Alzheimer

Redação do Diário da Saúde

Declínio cognitivo

Ainda que doenças degenerativas e causadoras de demência continuem sem tratamentos diretos e sem uma cura definitiva, um crescente número de evidências tem demonstrado que é possível tomar medidas que evitem o declínio cognitivo - perda de memória e da capacidade de aprendizado - associado ao envelhecimento.

Agora, a equipe do médico holandês Thomas B. Shea demonstrou que tomar suco de maçã ajuda a evitar problemas cognitivos associados ao Mal de Alzheimer. O estudo foi publicado no exemplar de janeiro da revista científica Journal of Alzheimer's Disease.

Duas taças de suco de maçã ao dia

O estudo, feito em modelos animais, demonstrou que os camundongos que ingeriram suco de maçã apresentaram desempenho superior em testes de labirinto do que os animais normais, além de não apresentarem o declínio cognitivo verificado nos animais que não tiveram o suco incluído na dieta.

Os pesquisadores demonstraram que os animais que ingeriram o equivalente humano a duas taças de suco de maçã por dia, durante um mês, produziram em menor quantidade um fragmento de proteína chamado beta-amilóide, que é responsável pela formação das "placas da senilidade", que são encontradas em cérebros de indivíduos que sofrem do Mal de Alzheimer.

Riscos nutricionais e genéticos

"Estas descobertas fornecem evidências adicionais ligando os fatores de risco nutricionais e os fatores genéticos para a neurodegeneração relacionada à idade, e sugerem que o consumo regular de suco de maçã pode não apenas ajudar a fazer com que o cérebro da pessoa funcione em seu rendimento máximo, como também é capaz de retardar aspectos chave da doença de Alzheimer e otimizar as rotinas terapêuticas," comentou o Dr. Shea.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=suco-de-maca-melhora-desempenho-mental-retarda-alzheimer

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.