11/11/2010

Evento mostra tecnologias assistivas em Brasília

MCT

Tecnologia assistiva

O termo tecnologias assistivas é recente, mas promete trazer mudanças significativas para a vida de pessoas com deficiência.

A proposta é utilizar-se da tecnologia e da inovação para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de deficientes.

Os interessados em conhecer as novidades da área podem participar do 1° Congresso de Tecnologia Assistiva do Distrito Federal e da 1ª Feira Muito Especial de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência, que acontece até sexta-feira (12), em Brasília.

Inclusão pela tecnologia

O secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Roosevelt Tome Silva Filho, disse na abertura do evento que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm a missão especial de tornar a vida das pessoas com deficiência mais interativa com o mundo físico.

"Precisamos promover a inclusão social por meio da tecnologia. É impressionante a capacidade das pessoas com limitações de se superaram quando recebem apoio das TICs. Ressalto, ainda, a inclusão digital como forma dessa participação ativa dos deficientes, pois as possibilitam usufruir da sociedade do conhecimento", destacou.

De acordo com o presidente do Instituto Muito Especial, Marcus Scarpa, o resultado das várias feiras e congressos já realizados em todo o país rendeu bons frutos para as pessoas com deficiência.

Segundo ele, a troca de informação entre os palestrantes e expositores tem resultado no desenvolvido de soluções acessíveis às pessoas que possuem limitações.

"A necessidade de desenvolvermos uma tecnologia acessível é importante porque sabemos que poucos podem pagar caro por uma solução. A cada evento que realizamos vemos que a sinergia tem sido cada vez maior. E, isso é muito prazeroso para todos nós", relatou.

Instituto Muito Especial

O Instituto Muito Especial, responsável pela organização da feira e do congresso, trabalha para contribuir com a completa inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e a preparar as organizações a lidarem com a diversidade.

A atuação é feita através de serviços prestados diretamente ao público e, também por meio de suporte e consultoria para organizações públicas e privadas.

O Muito Especial atua em três áreas: nas organizações com serviços de consultoria, acessibilidade, recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, diagnósticos, planejamento, palestras e divulgação; na comunidade com serviços gratuitos de orientação jurídica, acessibilidade e saúde, capacitação e colocação profissional, informação; e, por fim, na sociedade com a sensibilização, conscientização, eventos e campanhas.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=tecnologias-assistivas

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.