19/11/2008

Terapia em grupo aumenta sobrevida de pacientes de câncer de mama

Redação do Diário da Saúde

Terapia em grupo

Sessões de terapia em grupo desenvolvidas para portadoras de câncer de mama não apenas melhoram a saúde das pacientes como também aumentam suas chances de sobrevivência.

A equipe da Dra. Barbara Andersen, da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, descobriu que as participantes nas sessões de terapia em grupo tiveram seu risco de morte diminuído em 56% ao longo de um período de 11 anos. A volta do câncer também foi reduzida em 45%.

Experiências anteriores já haviam comprovado os efeitos da terapia em grupo para o bem-estar das pacientes. Esta nova pesquisa demonstra que os efeitos são ainda maiores do que se acreditava.

Terapia para tratamento do câncer

As sessões de terapia foram desenvolvidas com técnicas para redução do estresse, melhoria do humor e alteração dos hábitos para lidar com a saúde.

"Os resultados sugerem que nós podemos ajudar as pacientes com câncer de mama a dar passos positivos que podem ajudá-las a viver mais e tornar a recorrência [do câncer] menos provável," afirma a Dra. Barbara.

As sessões de terapia reuniram grupos de 8 a 12 pacientes, sob a orientação de um psicólogo clínico, durante quatro meses. As pacientes aprenderam técnicas como relaxamento muscular progressivo, para redução do estresse, solução de problemas para dificuldades comuns, como a fadiga, como conseguir apoio da família e dos amigos, dicas de exercícios físicos e dietas e como lidar com os efeitos colaterais do tratamento.

Os resultados do estudo serão publicados no exemplar de Dezembro do jornal científico Cancer.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=terapia-em-grupo-aumenta-sobrevida-de-pacientes-de-cancer-de-mama

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.