28/10/2010

Luz é usada para ativar e desativar genes

Redação do Diário da Saúde

Terapia genética

As terapias antigênicas representam uma estratégia nova e promissora de tratamentos de condições médicas associadas a problemas genéticos, hoje tidas como incuráveis.

A terapia genética, ou terapia gênica, usa uma droga baseada em DNA para dirigir a energia da luz para um gene alvo, inibindo sua atividade. Esta é uma forma de modificação genética, que pode ser útil quando se identifica especificamente um gene responsável por uma determinada condição ou problema de saúde.

Os cientistas Netanel Kolevzon e Eylon Yavin fizeram um levantamento de todas as pesquisas científicas já realizadas na área, destacando as possibilidades e os desafios para tornar realidade a aplicação clínica desta nova técnica de "ajuste" do DNA usando luz.

O artigo foi publicado na revista científica Oligonucleotides.

Silenciamento genético

Os cientistas analisaram o desenvolvimento de drogas baseadas na formação de DNA triplex - em algumas circunstâncias, o DNA pode adotar uma conformação de tripla hélice - capazes de regular ou inibir a expressão de um gene de uma forma altamente específica e seletiva.

Ao contrário das terapias que usam o RNA como alvo, uma droga antigene é um oligonucleotídeo formador de DNA em estado triplex que reconhece e se liga diretamente a uma sequência específica de DNA.

Ao conectar um agente fotorreativo ao antígeno e disparar luz no local de ligação, a droga sensível à luz é ativada, desencadeando uma reação de clivagem ou de ligação cruzada.

O resultado é o silenciamento efetivo do gene alvejado - o gene é desligado.

Doenças incuráveis

"Há muitos obstáculos pela frente antes que esta abordagem possa chegar à clínica," alertam os autores.

No entanto, se a terapia antigênica se mostrar bem-sucedida em bloquear a atividade do gene, "muitas doenças que atualmente são incuráveis ou tratáveis com sucesso limitado poderão ser potencialmente alvos relevantes para essa abordagem," concluem eles.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=terapia-genetica-luz-desativar-genes

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.