15/08/2011

Terapia genética pode ser salva por teias de aranha

Redação do Diário da Saúde
Terapia genética pode ser salva por teias de aranha
A seda é alterada geneticamente para incluir as moléculas responsáveis pelo silenciamento ou pela ativação dos genes que se pretende alterar. [Imagem: Numata et al./ACS]

Teia genética

A seda produzida pelas aranhas para construir suas teias pode dar uma ajuda para um novo tipo de tratamento que ainda não cumpriu suas muitas promessas.

A terapia genética precisa de um "meio de transporte" para que as moléculas que ligam ou desligam os genes possam chegar às células.

David Kaplan e seus colegas agora anunciaram resultados promissores no uso da seda das aranhas para fazer esse papel de carregador.

Carregador inofensivo

O uso de genes benéficos para prevenir ou tratar doenças exige um "vetor" eficiente e seguro, uma vez que esse material será injetado no corpo humano.

Esses vetores, ou carregadores, são, para a terapia genética, os equivalentes aos comprimidos e pílulas, tendo o papel de transportar os genes terapêuticos até as células.

O problema é que, até agora, têm sido usados vírus "desativados" para essa tarefa, o que levanta sérias preocupações sobre a segurança das terapias gênicas.

Tanto que, apesar dos mais de 1.500 estudos clínicos com pacientes, realizados desde 1989, nenhum até hoje foi aprovado pelas autoridades de saúde.

Já a seda das aranhas é feita inteiramente de proteínas, o que a torna biocompatível e degradável no interior do corpo humano. E o material já foi usado em inúmeras pesquisas na área de saúde, sem apresentar qualquer risco.

Mais testes

Kaplan e seus colegas testaram o uso da seda para o transporte de genes em laboratório, com resultados promissores.

A seda é alterada geneticamente para incluir as moléculas responsáveis pelo silenciamento ou pela ativação dos genes que se pretende alterar.

O estudo foi publicado na revista Bioconjugate Chemistry, da Sociedade Americana de Química.

O próximo passo é realizar os testes in vivo.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=terapia-genetica-teias-aranha

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.