31/08/2016

Vacina inédita para esquistossomose inicia nova fase de estudos

Com informações da Fiocruz

Sm14

O Brasil inicia neste ano a nova fase de estudos clínicos para a vacina de esquistossomose, chamada de Vacina Sm14.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) conduzirá os testes entre setembro e dezembro de 2016, período que corresponde à mais alta endemicidade da doença em território africano.

A produção e desenvolvimento da vacina é fruto de uma parceria entre a Fiocruz e a empresa Orygen Biotecnologia S.A, com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Vacina contra esquistossomose

Desenvolvida e patenteada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a vacina utiliza a proteína Sm14, sintetizada a partir do Schistosoma mansoni, verme causador da esquistossomose na América Latina e na África.

Será produzida a partir de um antígeno - substância que estimula a produção de anticorpos, evitando que o parasita causador da doença se instale no organismo ou que lhe cause danos.

"Esse tipo de iniciativa fortalece o Brasil como uma base tecnológica capaz de assegurar o atendimento das demandas do sistema público de saúde", afirmou o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.

Schistosoma

A Vacina Sm14 será administrada em três doses, com intervalos de um mês entre cada uma.

Nessa fase do estudo, os testes serão realizados em adultos moradores da região endêmica no Senegal, na África, local atingido simultaneamente por duas espécies do parasito Schistosoma, causador da doença. Essa característica, que não existe em nenhuma região brasileira, é muito importante para que se possa verificar a segurança da Vacina Sm14.

A conclusão e os resultados dos estudos deverão ser divulgados em 2017.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=vacina-inedita-esquistossomose-inicia-nova-fase-estudos

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.