18/09/2009

Vigilantes do Peso faz sucesso por juntar terapia com espiritualidade

Redação do Diário da Saúde

Por que o Vigilantes do Peso funciona?

O Vigilantes do Peso representa o maior grupo de apoio de todo o mundo, com mais de 1,5 milhão de membros. O que torna esse grupo tão atraente a ponto de fazer com que tantas pessoas com sobrepeso procurem por seu auxílio?

É a combinação de terapia e espiritualidade, concluíram as pesquisadoras Risto Moisio e Mariam Beruchashvili, da Universidade do Estado da Califórnia (EUA). A pesquisa acaba de ser publicada no Journal of Consumer Research.

Depois de acompanhar reuniões e entrevistar mulheres que procuram ajuda no Vigilantes do Peso, as cientistas concluíram que o grupo de fato oferece um serviço que "cumpre o que promete."

Terapia com espiritualidade

Na verdade, a pesquisa demonstra que o grupo de apoio oferece bem mais do que promete inicialmente.

"Ainda que os anúncios do Vigilantes do Peso façam o grupo parecer como se ele cuidasse tão-somente da perda de peso, a função social das reuniões semanais vai muito além das simples dicas para perder peso," afirma a pesquisa.

As participantes entrevistadas afirmam que o Vigilantes do Peso as ajuda na busca do bem-estar em um mundo que não é capaz de entendê-las. "A luta para perder peso é um projeto imensamente desafiador e que envolve desafios, tanto psicológicos quanto sociais e físicos. Para superar esses desafios, os consumidores se voltam para os Vigilantes do Peso."

Alívio para traumas psicológicos

As pessoas que procuram pela ajuda do grupo buscam alívio para muitos traumas psicológicos que elas consideram como causas do seu excesso de peso. É por isto que o Vigilantes do Peso se transforma em um grupo de apoio terapêutico e espiritual.

As reuniões semanais também são cruciais para o bem-estar dos participantes. "A presença dos companheiros dos Vigilantes do Peso tem importância igualmente terapêutica e espiritual: ela transforma o grupo de apoio em uma fonte de poder espiritual que resulta em uma ajuda terapêutica para que os membros tenham a motivação necessária para seguir suas dietas," escrevem as autoras.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=vigilantes-peso-faz-sucesso-juntar-terapia-espiritualidade

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.