26/08/2013

Novo vírus H7N7 da gripe aviária pode ser o mais letal de todos

Com informações da Agência Brasil

Cientistas da China informaram estar preocupados com um novo vírus do tipo H7 que infecta galinhas.

O vírus, batizado de H7N7, e tem capacidade de infectar mamíferos, segundo experiência de laboratório.

Os cientistas chegaram às suas conclusões enquanto estudavam o vírus da gripe das aves H7N9, que matou mais de 40 pessoas no país desde março.

"Se deixarmos o H7N7 continuar a circular em galinhas, tenho a certeza de que ocorrerão casos de infecção humana", disse por o coautor do estudo Yi Guan, da Universidade de Hong-Kong. "Esse vírus pode causar infecções mais graves que o H7N9."

"A prevalência continuada dos vírus H7 em aves poderá levar à geração de variantes altamente patogênicas e mais infecções humanas esporádicas", disseram os cientistas, em um artigo publicado na revista Nature.

O mais preocupante é que não há indícios de que o ser humano possua anticorpos contra o H7N7.

"Pensamos que é assustador para os humanos. A população humana não tem anticorpos contra o subtipo de vírus da gripe H7. Por isso, se ele causar um surto pandêmico, matará muitas pessoas", disse Yi Guan, da Universidade de Hong-Kong.

Em uma amostra de 150 galinhas testadas, 36 eram portadoras do vírus H7N7 e muitas aves tinham tanto o H7N7 quanto o H7N9.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=virus-h7n7-gripe-aviaria

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.