13/05/2013

Vírus mutante da pneumonia pode ser transmitido entre humanos

Com informações da BBC

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma nova variação do coronavírus (NCoV) pode ser transmitida entre humanos.

Segundo a organização, o vírus, que provoca pneumonia, provavelmente é transmitido pelo "contato próximo entre as pessoas".

Desde 2012, foram 33 casos confirmados na Europa e no Oriente Médio, com 18 mortes, causados pela nova mutação do vírus.

O Ministério da Saúde da França havia acabado de confirmar um segundo caso de contaminação pelo vírus - este, provavelmente transmitido de um indivíduo a outro.

Na Arábia Saudita, mais duas pessoas morreram em decorrência da infecção pelo mesmo vírus.

Pelas informações disponíveis até agora, embora cause primariamente pneumonia, a infecção também pode se tornar fatal quando o vírus leva o paciente à falência renal.

A OMS expressou preocupação com alguns focos de casos do novo coronavírus e com seu potencial de proliferação.

"A maior preocupação é com o fato de diferentes focos em diferentes países confirmarem a hipótese de transmissão de pessoa para pessoa em caso de contato próximo", informou a OMS em nota.

O novo coronavírus é um vírus diferente, mas é da mesma família daquele que causou uma epidemia de síndrome respiratória aguda grave (SARS) a partir da Ásia em 2003.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=virus-mutante-pneumonia

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.