17/12/2010

Visão de mundo pode ser prevista pelo tamanho do cérebro

Com informações da Agência Fapesp
Visão de mundo pode ser prevista pelo tamanho do cérebro
Estudo indica que a maneira como as imagens são vistas e interpretadas depende do tamanho do córtex visual primário.[Imagem: Schwarzkopf et al./Nature]

Diferenças individuais

Que pensamentos e emoções diferem de uma pessoa a outra é algo que ninguém põe em questão, mas a maioria acha que o mundo é visto de maneira semelhante.

Ou seja, as cenas são as mesmas, mas a interpretação é diferente.

Mas um estudo indica que as diferenças também estão presentes na maneira como se vê o mundo.

Sabe-se que o córtex visual primário - área no cérebro responsável por processar os estímulos visuais - varia até três vezes de tamanho de um indivíduo a outro.

A nova pesquisa verificou que o tamanho do córtex visual afeta a maneira como o ambiente é percebido.

Ilusão de óptica

Os resultados do estudo, feito no Wellcome Trust Centre for Neuroimaging e no Institute of Cognitive Neuroscience da University College London, foram publicados na revista Nature Neuroscience.

Era conhecida a importância do córtex visual primário para a percepção visual, mas a nova pesquisa indica que o tamanho dessa área também modula a interpretação da experiência visual.

Samuel Schwarzkopf e seus colegas apresentaram séries de ilusões ópticas a 30 voluntários saudáveis.

Entre as imagens estavam a conhecida ilusão de Ebbinghaus, na qual dois círculos iguais são envoltos por círculos (ou "pétalas"): pequenos para um e grandes para o outro.

A maioria das pessoas vê o círculo envolto pelas pétalas menores como maior, mesmo sendo do mesmo tamanho do outro.

Em outra ilusão de óptica, ou "do trilho de trem", duas imagens de mesmo tamanho parecem diferentes por estarem em posições diferentes no trilho em relação ao observador: mais perto e mais longe, sendo que a segunda dá a impressão de ser maior.

Diferenças ilusórias

Os pesquisadores verificaram que os voluntários viam as ilusões diferentemente. Alguns viam uma grande diferença (ilusória) entre as imagens de mesmo tamanho, enquanto para outros a diferença era pouco perceptível.

Por meio de imagens de ressonância magnética funcional, os cientistas mediram a área superficial do córtex visual primário de cada voluntário. Observaram uma grande variação de tamanho na região.

Surpreendentemente, foi verificada uma forte relação entre o tamanho do córtex visual e a extensão em que os voluntários percebiam a ilusão de óptica: quanto menor a área, mais pronunciada foi a ilusão.

"Nosso trabalho mostra que o tamanho de uma parte do cérebro de uma pessoa pode ser usado para prever como ela percebe o ambiente visual", disse Schwarzkopf. "Como vemos o mundo depende muito de nossos cérebros, do tamanho da área que o cérebro separa para o processamento visual."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=visao-mundo-tamanho-cerebro

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.