08/02/2012

Por que você acredita que seu time é o melhor?

Redação do Diário da Saúde
Por que você acredita que seu time é o melhor?
O cérebro do torcedor "doura a pílula" da jogada do seu time no próprio processo de percepção.[Imagem: Wikimedia/Tito Martins]

Culpa do cérebro

Se você precisava de uma justificativa, ou uma desculpa, para explicar sua "certeza" que você tem que o time do seu coração é o melhor do mundo, agora você já tem uma.

O seu cérebro tem uma percepção diferente das ações dos jogadores do seu time em relação às ações dos jogadores dos times adversários.

Ou seja, o seu cérebro acredita mesmo que os jogadores do seu time são melhores.

Puxando a sardinha

Pascal Molenberghs, da Universidade de Queensland (Austrália) fez um experimento no qual jogadores de dois times faziam a mesma jogada, que era então avaliada por torcedores dos mesmos dois times.

Os resultados não deveriam surpreender quem acompanha as intermináveis discussões de torcedores: cada um puxou a sardinha para o seu lado.

Mesmo quando os jogadores dos dois times faziam os lançamentos em velocidade idêntica, os torcedores do seu time julgavam que o "seu jogador" havia feito melhor.

Engano cerebral

Enquanto olhavam as jogadas, os voluntários ficavam dentro de um aparelho de ressonância magnética.

Isso permitiu que os cientistas observassem que o viés claro no julgamento dos torcedores se origina em diferenças na atividade cerebral envolvida com a percepção, e não durante o processo de tomada de decisão.

Ou seja, não é que os torcedores achassem o lançamento do adversário melhor e então decidissem falar o contrário: o seu cérebro "doura a pílula" da jogada do seu time no próprio processo de percepção.

Preconceitos

Os pesquisadores afirmam que essa descoberta ajuda não apenas a entender os torcedores de futebol e outros esportes, como também pode ser estendido para outras situações onde as pessoas se consideram partes de um grupo.

O exemplo mais patente é o da discriminação e do preconceito, sobretudo do racismo.

Extrapolando os resultados, isso significa que as pessoas preconceituosas, que se veem diferentes, acreditarão realmente que tudo o que "os outros" fazem é pior do que o que seu próprio "time" faz.

Ainda que, claro, eles estejam errados.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=voce-acredita-seu-time-melhor

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.