27/04/2009

Alerta da gripe suína é elevado para nível 4 pela OMS

Agência Brasil

Maior risco de pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aumentou hoje (27) o nível de alerta pandêmico da gripe suína da fase três para quatro, devido ao crescente avanço do vírus da doença pelo mundo. A decisão foi tomada durante a segunda reunião do comitê de emergência da organização.

De acordo com a OMS, a mudança do nível de alerta indica que a probabilidade de pandemia aumentou, mas isso não significa que ela seja inevitável. Em nota, a OMS disse que a decisão foi baseada principalmente em dados epidemiológicos, que demonstraram a transmissão humana e a capacidade do vírus em causar surtos de nível comunitário.

Além disso, a organização afirmou que pode reverter ou aumentar o nível de alerta de acordo com as novas informações sobre a gripe suína. Mesmo com o avanço da doença, a OMS não defende a restrição a viagens internacionais, mas recomenda que as pessoas que desenvolvam sintomas após as viagens procurem um médico.

Fases 5 e 6

Os níveis de alerta de doenças são divididos em seis fases. Se o alerta chegar na fase cinco, o estágio é de pandemia iminente, ou seja, o vírus está sendo transmitido de pessoa a pessoa em pelo menos dois países. No nível seis, a epidemia é mundial

As primeiras ocorrências da doença foram registradas no México. Os Estados Unidos, o Canadá, a Espanha e o Reino Unido também já têm casos confirmados. Somente no México, já foram confirmadas 20 mortes pelo vírus.

Sobre o vírus da gripe suína, veja Vírus da gripe suína é catalogado como A/H1N1.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Gestão em Saúde

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.