03/06/2022

Auxílio postural ativo alerta se você está sentado incorretamente

Redação do Diário da Saúde
Auxílio postural ativo alerta se você está sentado incorretamente
A veste de correção de postura ativa acertou que o usuário estava sentado incorretamente em 96.6% das vezes.
[Imagem: Nano Research]

Auxílio postural ativo

Existem muitos dispositivos de auxílio postural, mas todos passivos, dependentes de que o usuário os ajuste manualmente, nem sempre obtendo a melhor configuração para sua recuperação - ou a mais confortável.

Por isso, pesquisadores do Instituto de Nanoenergia e Nanossistemas de Pequim (China) criaram o que eles chamam de "colete autoalimentado de monitoramento da posição".

A grande novidade é que a veste é ativa, "lembrando" os usuários para manter a postura correta durante um período de trabalho prolongado.

O tecido autoalimentado foi desenvolvido usando nanogeradores triboelétricos (TENGs), que usam o movimento para coletar a energia necessária para alimentar os sensores de monitoramento de postura.

Os dados coletados pelos sensores são interpretados por um algoritmo de aprendizado de máquina, que processa as informações sobre como o usuário está sentado, classifica sua posição sentada, emite um alerta se algo estiver errado e monitora como o usuário corrige sua postura.

Tecido atuador

O tecido especial foi criado tricotando uma fibra de nylon com uma fibra condutora de eletricidade. À medida que o usuário se move, as fibras são esticadas e comprimidas. O movimento contínuo e o contato entre as duas fibras produzem eletricidade, um fenômeno conhecido como eletrificação por contato.

O tecido estica facilmente, é durável, lavável e respirável, e pode ser usado confortavelmente por longos períodos de tempo.

"A flexibilidade, elasticidade e capacidade de flexão, tudo afeta o conforto dos sensores vestíveis," disse Wang. "Mas esses fatores também afetam o funcionamento do tecido. O tecido apresenta boa elasticidade devido à sua estrutura de tricô, que também aumenta sua potência e produz uma tensão mais alta."

Correção da postura em tempo real

Nos testes com voluntários, o sistema foi capaz de reconhecer com precisão a postura do usuário em 96,6% das vezes.

"As pessoas costumam se sentar em várias posturas ruins em sua vida diária, levando à dor e ao desconforto," disse o professor Kai Dong. "Esta 'doença de sentar' poderia ser aliviada se os indivíduos pudessem observar sua postura sentada em tempo real usando um tipo específico de roupa feita com tecidos inteligentes. Com o colete de monitoramento de posição sentada autoalimentado que desenvolvemos, os usuários podem observar sua postura mudar em sua tela e fazer os ajustes necessários."

A postura é uma parte importante da saúde. A má-postura prolongada, como curvar-se ou inclinar-se para um lado, pode causar dor e desconforto e aumenta o risco de doenças cardiovasculares, problemas de visão, derrames e doenças musculoesqueléticas.

Contudo, até hoje não existe um produto que tenha atendido as necessidades das pessoas o suficiente para uma adoção em larga escala. Esta inovação é uma tentativa nesse sentido.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Knitted self-powered sensing textiles for machine learning-assisted sitting posture monitoring and correction
Autores: Yang Jiang, Jie An, Fei Liang, Guoyu Zuo, Jia Yi, Chuan Ning, Hong Zhang, Kai Dong, Zhong Lin Wang
Publicação: Nano Research
DOI: 10.1007/s12274-022-4409-0
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ergonomia

Ossos e Articulações

Robótica

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.