16/08/2011

Chá verde combate quatro tipos de câncer e uma doença infantil

Melanie Bernds
Chá verde combate quatro tipos de câncer e uma doença congênita
O glutamato desidrogenase (GDH) é encontrado em todos os organismos vivos e é responsável pela digestão dos aminoácidos.
[Imagem: Donald Danforth Plant Science Center]

Chazinho poderoso

Um composto encontrado no chá verde mostrou-se promissor para o desenvolvimento de medicamentos para tratar quatro tipos de tumores e uma doença congênita fatal.

O glutamato desidrogenase (GDH) é encontrado em todos os organismos vivos e é responsável pela digestão dos aminoácidos.

Nos animais, o GDH é controlado por uma complexa rede de metabólitos. Há décadas os cientistas se perguntam por que os animais precisam dessa regulação, mas outros reinos não.

Isto agora foi parcialmente respondido pelo grupo do Dr. Thomas Smith e seus colegas do Hospital Infantil da Filadélfia, nos Estados Unidos.

Doença congênita

A equipe descobriu que uma doença congênita fatal - hiperinsulinismo/hiperamonemia (HHS), é causada pela perda parcial dessa regulação.

Neste transtorno, os pacientes (geralmente crianças) respondem ao consumo de proteínas secretando mais insulina, tornando-se severamente hipoglicêmicos, o que muitas vezes os leva à morte.

O Dr. Smith e seus colegas descobriram que dois compostos encontrados naturalmente no chá verde são capazes de compensar esta desordem genética desligando o GDH.

O mecanismo funcionou tanto quando o GDH foi isolado e aplicado no paciente, quanto quando os compostos do chá verde foram administrados por via oral.

Super-poderes

Curiosamente, dois outros grupos de pesquisa validaram e estenderam essa descoberta, demonstrando que bloquear o GDH com o chá verde é muito eficaz para matar dois tipos diferentes de tumores.

Nesses outros estudos, o uso do chá verde inibiu o glioblastoma, um tipo agressivo de tumor cerebral, e a desordem complexa da esclerose tuberosa, uma doença genética que causa tumores não-malignos em vários órgãos.

Os cientistas usaram uma técnica chamada cristalografia de raios X para determinar a estrutura atômica desses compostos do chá verde ligados à enzima.

Com esta informação atômica, eles esperam conseguir modificar esses compostos naturais para projetar e desenvolver medicamentos melhores.

Veja outras pesquisas diretamente relacionadas ao chá verde:

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.