02/08/2022

Colchão engana seu corpo e faz você adormecer mais rápido

Redação do Diário da Saúde
Colchão engana seu corpo e faz você adormecer mais rápido
Imagem feita por câmera térmica mostra as seções de aquecimento e resfriamento do colchão.
[Imagem: University of Texas at Austin]

Aquecimento e resfriamento para o sono

Quando nos sentimos sonolentos ou alertas, essa sensação é controlada em parte pelo fluxo e refluxo de um ritmo de 24 horas da temperatura corporal, o chamado ciclo circadiano, ou relógio biológico.

O sono é mais natural quando a temperatura do corpo diminui à noite, como parte do ritmo de 24 horas, mas, por várias razões, isso algumas vezes não ocorre, e a pessoa apresenta problemas de sono que afetam sua vida diária.

Bioengenheiros reuniram todo o saber científico sobre esses processos e utilizaram esse conhecimento para desenvolver um sistema inédito de colchão e travesseiro que usa aquecimento e resfriamento para dizer ao corpo que é hora de dormir.

O novo colchão estimula o corpo a desencadear a sensação de sonolência, ajudando as pessoas a adormecer mais rapidamente e melhorando a qualidade do sono - quer o corpo acredite que está na hora de dormir ou não.

"Nós facilitamos a prontidão para adormecer manipulando sensores internos do corpo sensíveis à temperatura, para ajustar brevemente o termostato do corpo para que ele pense que a temperatura é mais alta do que realmente é," explicou Shahab Haghayegh, da Universidade do Texas em Austin, que desenvolveu o colchão com colegas da Escola de Medicina de Harvard.

Colchão que ajuda a dormir mais rápido

A pele do pescoço é um importante termostato corporal para os seres humanos, e é o sensor primário que os pesquisadores visaram, por meio de um travesseiro com aquecimento. Já o colchão foi projetado para resfriar simultaneamente as áreas centrais do corpo, ao mesmo tempo em que aquece o pescoço, as mãos e os pés, aumentando assim o fluxo sanguíneo para dissipar o calor do corpo.

Os pesquisadores fizeram um experimento de prova de conceito com duas versões do colchão: Uma que usa água e outra que usa ar para manipular a temperatura corporal central. Eles testaram os colchões com 11 voluntários, pedindo que eles fossem para a cama duas horas mais cedo do que o habitual, algumas noites usando as funções de resfriamento e aquecimento dos colchões e outras noites não.

O aquecimento e o resfriamento-aquecimento do colchão ajudaram todos os voluntários a adormecer mais rápido - aproximadamente 58% mais rápido, em comparação com as noites em que não usaram a função de resfriamento-aquecimento, mesmo no cenário desafiador de ir para cama mais cedo.

A redução da temperatura interna do corpo não apenas reduziu significativamente a quantidade de tempo necessária para adormecer, como também resultou em uma melhora significativa na qualidade do sono.

A equipe patenteou a tecnologia de colchão e travesseiro com resfriamento e aquecimento e agora está procurando parcerias com empresas de colchões para comercializá-la.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Novel temperature-controlled sleep system to improve sleep: a proof-of-concept study
Autores: Shahab Haghayegh, Sepideh Khoshnevis, Michael H. Smolensky, Ramon C. Hermida, Richard J. Castriotta, Eva Schernhammer, Kenneth R. Diller
Publicação: Journal of Sleep Research
DOI: 10.1111/jsr.13662
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sono

Atividades Físicas

Qualidade de Vida

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.