18/06/2008

Com a idade vem também uma sensação de calma e paz, mostra pesquisa

Jennifer McAndrew

Tranqüilidade e contentamento

Envelhecer traz uma sensação de paz e calma, de acordo com um novo estudo feito na Universidade de Austin, Estados Unidos. A partir dos 60 anos, os participantes relataram mais sentimentos de tranqüilidade e contentamento do que as pessoas mais jovens.

Catherine Ross e John Mirowsky, professores de sociologia, publicaram seu estudo "Idade e o Equilíbrio das Emoções," na revista Social Science and Medicine.

Emoções ativas e emoções passivas

As descobertas revelam que o envelhecimento está associado mais com emoções positivas do que negativas, e mais com emoções passivas do que com emoções ativas, explicam os cientistas.

Pesquisas anteriores sobre emoções associadas com o envelhecimento foram focadas nas emoções negativas, como a depressão. Entretanto, uma segunda dimensão subjacente às emoções é uma dimensão ativa versus passiva, que é muito menos estudada, mas pode ser importante para explicar como as emoções mudam à medida que as pessoas envelhecem, segundo os dois pesquisadores.

"A combinação passiva/positiva revela que o contentamento, a calma e a tranqüilidade são algumas das emoções que as pessoas normalmente mais sentem à medida que envelhecem," diz Ross. "Emoções que são tanto ativas quanto negativas, como a ansiedade e a raiva, são especialmente difíceis de se encontrar nos idosos."

Diferenças nas emoções entre mulheres e homens

O estudo envolveu 1.450 voluntários, sendo 56% mulheres e 44% homens, e a distribuição racial foi de 81% de brancos, 15% de afro-descendentes e 5% de outras raças.

Uma descoberta secundária revela que as mulheres têm mais emoções negativas do que positivas, e mais passivas do que ativas, quando comparadas com os homens nos mesmos quesitos.

Também, os participantes com maior nível de renda e de educação apresentam significativamente mais emoções positivas do que aqueles com renda baixa e baixo nível de escolaridade.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terceira Idade

Emoções

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.