29/11/2018

Como evitar que as crianças tornem-se materialistas

Redação do Diário da Saúde
Como evitar que as crianças tornem-se materialistas
Os resultados são compatíveis com outras pesquisas, que mostraram que escrever cartas de gratidão é mais poderoso do que imaginamos.
[Imagem: Wikimedia Commons]

Materialismo entre as crianças

Se você é pai ou mãe, pode estar preocupado que o materialismo entre as crianças esteja aumentando.

Isso porque o materialismo tem sido associado a uma variedade de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, bem como a atitudes e comportamentos egoístas e problemas de relacionamento.

Mas há boas notícias: algumas táticas podem refrear as tendências materialistas das crianças.

"Nossos resultados mostram que é possível reduzir o materialismo entre os jovens [...], bem como uma de suas consequências negativas mais comuns, a não-generosidade, usando uma estratégia simples - fomentar a gratidão pelas coisas e pessoas em suas vidas," escrevem Lan Nguyen Chaplin e seus colegas da Universidade Villanova e da Universidade de Illinois em um artigo publicado no Journal of Positive Psychology.

Diário de gratidão

Depois de estudar uma amostra socialmente representativa de cerca de 900 adolescentes, com idades entre 11 e 17 anos, a equipe de Chaplin encontrou uma ligação entre a gratidão e seus efeitos sobre o materialismo, sugerindo que ter e expressar gratidão pode diminuir o materialismo e aumentar a generosidade entre os adolescentes.

Depois de responder um questionário e participar de um experimento para avaliar o valor dado ao dinheiro e bens materiais e uma medida de quanto eles são gratos pelas pessoas e posses em suas vidas, os estudantes foram aleatoriamente designados para manter um diário por duas semanas. Um grupo devia registrar a quem ou ao que eles estavam agradecidos a cada dia, enquanto o grupo de controle registrava suas atividades diárias.

Depois de duas semanas, os diários foram coletados e os adolescentes completaram os mesmos questionários de gratidão e materialismo do início.

Aqueles que mantiveram o diário de gratidão mostraram uma diminuição significativa no materialismo e um aumento da gratidão do primeiro questionário para o segundo. O grupo de controle, que manteve o diário de atividades diárias, manteve os níveis de gratidão e materialismo iniciais.

Gratidão contra o materialismo

Os dois grupos finalmente participaram de um experimento no qual receberam 10 notas de US$1 como prêmio pela participação na pesquisa, que eles poderiam manter para si mesmos ou doar um pouco ou tudo para a caridade.

O grupo que manteve o diário de gratidão mostrou-se mais generoso do que o grupo de controle, doando mais de dois terços dos seus ganhos, enquanto aqueles que estavam no grupo de controle doaram menos da metade dos seus ganhos.

"Os resultados deste estudo indicam que altos níveis de gratidão estão associados a níveis mais baixos de materialismo em adolescentes em uma ampla gama de grupos demográficos," observou Chaplin.

Os autores também sugerem que o materialismo pode ser contido e sentimentos de gratidão podem ser reforçados por uma reflexão de gratidão diária ao redor da mesa de jantar, fazendo com que as crianças e adolescentes façam cartazes mostrando aquilo por que são gratos ou mantendo um "frasco de gratidão", onde depositem bilhetes relatando algo por que ficaram gratos a cada semana.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sentimentos

Cuidados com a Família

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.