23/10/2009

Comprar produtos ecológicos serve como licença para mau comportamento

Redação do Diário da Saúde
Comprar produtos ecológicos serve como
Comprar produtos verdes pode levar as pessoas a adotarem comportamentos menos altruístas - e até mesmo torná-las mais suscetíveis a roubar e a mentir - do que quando elas compram produtos normais.
[Imagem: Rico Shen]

Licença para pecar

Basta estar cercado por produtos ecológicos para que as pessoas se comportem de forma mais altruísta, revela um estudo que será publicado na próxima edição da revista Psychological Science.

Mas a compra desses mesmos produtos pode ter o efeito oposto.

Os pesquisadores comprovaram que comprar produtos ecológicos pode levar as pessoas a adotarem comportamentos menos altruístas - e até mesmo torná-las mais suscetíveis a roubar e a mentir - do que quando elas compram produtos normais.

Credenciais morais

Comprar produtos que que afirmam terem sido fabricados com técnicas de baixo impacto ambiental pode criar "credenciais morais" nas mentes das pessoas que lhes dão uma espécie de licença para comportamentos egoístas ou questionáveis.

"Isso não significa que se deve sair acusando pessoas que compram produtos verdes. A mensagem é maior," diz Nina Mazar, da Universidade de Toronto, no Canadá. "No final das contas, se nós fazemos algo moralmente correto, isso não implica necessariamente uma superioridade moral em outras coisas também."

Compartilhando e roubando

Mazar, juntamente com o seu colega Chen-Bo Zhong, realizaram três experimentos.

O primeiro revelou que consumidores de produtos verdes tendem a ser mais cooperativos, altruístas e éticos do que aqueles que compram produtos convencionais.

O segundo experimento mostrou que os participantes que eram simplesmente expostos aos produtos de uma loja verde compartilharam mais dinheiro em um jogo experimental subsequente, mas aqueles que realmente fizeram compras nessa loja compartilharam menos.

O experimento final revelou que os participantes que compraram itens em lojas de produtos ecológicos mostraram evidências de mentir e roubar dinheiro em um jogo subsequente feito em laboratório.

Onda moral verde

Mas será que as pessoas estão conscientes dessa onda moral verde na qual estão embarcando quando compram produtos ecologicamente corretos e, mais importante, estarão elas conscientes da licença que possam sentir para quebrar outros padrões éticos?

Os professores Mazar e Zhong afirmam não ter essa resposta, mas e esperam explorar estas questões em pesquisas futuras.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Auto-imagem

Emoções

Consumo Responsável

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.