01/02/2019

Descoberto um novo tipo de vaso sanguíneo em nossos ossos

Redação do Diário da Saúde
Vasos sanguíneos transcorticais
Vasos transcorticais: Nunca ninguém havia observado a presença desses minúsculos vasos sanguíneos nos ossos humanos.
[Imagem: Nature Metabolism/10.1038/s42255-018-0016-5]

Vasos sanguíneos nos ossos

É hora de reescrever os livros de anatomia: Um novo tipo de vaso sanguíneo foi descoberto no corpo humano.

Mais especificamente, em nossos ossos.

Esses vasos antes desconhecidos atravessam a superfície dos ossos até a cavidade interna e podem esclarecer doenças ósseas, como a osteoporose, e condições que envolvem o sistema imunológico.

"É absolutamente maluco que ainda haja coisas para descobrir sobre a anatomia humana - nós descobrimos vasos sanguíneos em um novo lugar acerca do qual não sabíamos antes," comemorou o Dr. Matthias Gunzer, da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha.

De fato, a anatomia humana não é vista como uma área de grandes descobertas atualmente, mas até hoje novos tecidos ou órgãos vêm à tona ocasionalmente, como uma nova forma DNA nas células, um novo órgão no corpo humano, o interstício e intrigantes estruturas multidimensionais no cérebro.

Vasos transcorticais

A equipe do professor Gunzer fez sua descoberta usando produtos químicos em um osso de camundongo para torná-lo transparente. Isso permitiu observar minúsculos vasos sanguíneos vermelhos atravessando o eixo ósseo.

No osso da perna inferior do animal - do tamanho de um palito de fósforo - foram identificados cerca de mil desses capilares, batizados de vasos transcorticais. Até agora eram conhecidos apenas alguns vasos sanguíneos que entram no osso ou pelas extremidades ou pela sua parte média. Os capilares agora descobertos cobrem todo o osso, compondo a maior parte de seu suprimento de sangue.

Nós também temos esses vasos transcorticais, o que a equipe confirmou ao estudar pequenos pedaços do fêmur humano. Existem outros tipos de vasos sanguíneos que alimentam os ossos humanos, de modo que nossos vasos transcorticais podem compor uma parte menor da circulação óssea total em comparação com o animal, mas agora será necessário mapeá-los em detalhes em um osso humano inteiro para esclarecer isto.

As células do sistema imunológico são produzidas na medula óssea, dentro dos ossos. Nos camundongos, os vasos transcorticais se mostraram uma rota chave para as células do sistema imunológico saírem rumo ao restante do corpo - o mesmo pode acontecer conosco, sugere Gunzer, mas isto também terá que ser confirmado.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Circulatório

Ossos e Articulações

Neurociências

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.