21/11/2024

Mídias Sociais: Pessoas interagem mais em postagens com as quais discordam

Redação do Diário da Saúde

Falo quando não gosto

Pesquisadores descobriram um "efeito de confronto", em que as pessoas são mais propensas a interagir com conteúdos que desafiam suas opiniões do que com aqueles que se alinham a elas.

O estudo analisou dados do Facebook, X e de experimentos online em uma longa janela temporal, incluindo durante as duas últimas eleições presidenciais dos EUA, e descobriu que os usuários frequentemente reagem a pontos de vista opostos com maior engajamento, muitas vezes motivados pela indignação.

"A pesquisa ajuda a explicar a grande quantidade de discurso tóxico que observamos online. Nossos resultados revelam que os indivíduos são fortemente motivados a expressar sua indignação em relação àqueles com quem discordam," disse o professor Daniel Mochon, da Universidade Tulane (EUA).

Os resultados mostraram que os usuários das redes sociais estudadas são muito mais propensos a comentar ou reagir a postagens que contradizem suas crenças, especialmente quando sentem que seus valores fundamentais estão sendo desafiados.

Segundo Mochon algumas plataformas e usuários de mídia social exploram essa raiva latente para gerar engajamento em suas postagens. "As plataformas se beneficiam ao manter os usuários ativos, independentemente de a interação ser positiva ou negativa," disse ele.

Só para contestar

O estudo também mostrou que o engajamento nas postagens nem sempre é um indicador preciso das preferências do usuário. Enquanto o engajamento em áreas como esportes ou moda reflete o interesse, o engajamento político frequentemente decorre da raiva, criando um ciclo vicioso.

Por exemplo, muitos comentários na conta de Kamala Harris, candidata à presidêncai estadunidense, parecem ser de pessoas com visões políticas opostas - esses comentaristas majoritariamente nem mesmo seguiam a conta da candidata.

"Esperamos que nossas descobertas forneçam uma perspectiva mais equilibrada sobre a interação entre ideologia e engajamento online," disse Mochon.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The confrontation effect: When users engage more with ideology-inconsistent content online
Autores: Daniel Mochon, Janet Schwartz
Publicação: Organizational Behavior and Human Decision Processes
DOI: 10.1016/j.obhdp.2024.104366
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Emoções

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.