09/08/2022

Especialistas nem sempre dão melhores conselhos - eles apenas dão mais

Redação do Diário da Saúde
Especialistas nem sempre dão melhores conselhos - eles apenas dão mais
E se você usasse a realidade virtual para dar conselhos a si mesmo?
[Imagem: Mel Slater et al. - 10.1038/s41598-019-46877-3]

Não chame os universitários

Quando você quer conselhos em algum momento de indecisão, a quem você prefere pedir: À pessoa que apresenta o melhor desempenho na área ou a alguém que mal consegue sobreviver naquela atividade?

A maioria das pessoas escolheria quem se sai melhor na área.

Infelizmente, o conselho dos especialistas pode não ser mais útil do que o conselho de uma pessoa de não tão notório saber.

"Desempenho habilidoso e habilidade para ensinar nem sempre são a mesma coisa, então não devemos esperar que os melhores profissionais sejam necessariamente os melhores professores também," explica o professor David Levari, da Universidade de Harvard (EUA).

Em quatro experimentos diferentes, feitos com voluntários, a equipe descobriu que as pessoas de melhor desempenho em diversas áreas não dão conselhos melhores do que outras que se sobressaem menos.

Em vez disso, o que se percebeu foi apenas que esses especialistas dão mais conselhos - elas falam mais quando lhes é pedido aconselhamento.

"As pessoas parecem confundir quantidade com qualidade," escreveram os pesquisadores. "Nossos estudos sugerem que, pelo menos em alguns casos, as pessoas podem supervalorizar os conselhos dos melhores."

Especialistas nem sempre dão melhores conselhos - eles apenas dão mais
Ou então você pode se olhar no espelho e dar conselhos para si mesmo.
[Imagem: Umich]

Conselhos demais

No primeiro experimento, Levari e seus colegas queriam confirmar se as pessoas acreditam que o desempenho de um consultor é um indicador robusto da qualidade de seus conselhos.

Envolvendo mais de 1.100 participantes em um desafio de jogo, eles confirmaram que os voluntários apresentavam uma forte preferência pelos conselhos daqueles que tinham os melhores desempenhos, independentemente de como a pergunta foi feita.

Mas, quando os pesquisadores checaram se aqueles especialistas de fato deram os melhores conselhos - se esses conselhos permitiram que as pessoas se saíssem melhor no jogo - eles encontraram um retumbante não.

"Em nossos experimentos, as pessoas que receberam conselhos daqueles de melhor desempenho pensaram que isso as ajudava mais, embora geralmente não ajudasse. Surpreendentemente, elas pensaram isso mesmo não sabendo nada sobre as pessoas que escreveram seus conselhos," disse Levari.

Apenas uma propriedade - o número de sugestões - previu consistentemente tanto a utilidade percebida quanto a melhoria percebida do conselho. No entanto, não houve correlação entre o número de sugestões e a eficácia dos conselhos.

"Os [voluntários] de melhor desempenho não escreveram conselhos mais úteis, mas escreveram mais, e as pessoas em nossos experimentos confundiram quantidade com qualidade," resumiu Levari.

Como buscar aconselhamento eficaz

Mas por que o conselho dos especialistas, daqueles que se saíam melhor quando jogavam, não foi mais útil? Levari e seus colegas têm algumas ideias.

Primeiro, pessoas habilidosas em uma tarefa podem ignorar conselhos fundamentais porque "o talento natural e a prática extensiva tornaram o pensamento consciente desnecessário. Um rebatedor nato, que joga beisebol todos os dias desde a infância, pode não pensar em contar a um novato sobre algo que considera totalmente intuitivo, como equilíbrio e firmeza," escreveram.

Em segundo lugar, os melhores desempenhos podem não ser comunicadores habilidosos. "Mesmo quando um excelente executante tem informações explícitas para compartilhar, ele pode não ser especialmente apto a compartilhá-las," sugerem os pesquisadores.

Finalmente, uma grande quantidade de conselhos pode ser mais do que o que pode ser implementado de forma realista.

"Gastamos muito tempo e dinheiro procurando bons conselhos, seja de colegas de trabalho e treinadores, professores e tutores, ou amigos e familiares," disse Levari. "Na próxima vez que você receber um conselho, talvez queira pensar menos em quantas recomendações havia e mais em quantas você poderia realmente usar."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Tips From the Top: Do the Best Performers Really Give the Best Advice?
Autores: David E. Levari, Daniel T. Gilbert, Timothy D. Wilson
Publicação: Psychological Science
DOI: 10.1177/09567976211054089
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Educação

Trabalho e Emprego

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.