25/06/2019

Exercício matinal ou à noite? Ambos têm vantagens

Redação do Diário da Saúde
Exercício matinal ou à noite? Ambos têm vantagens
Mas se ligue, porque ficar em forma é mais do que físico: É um estado mental.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Melhor horário para se exercitar

Os benefícios dos exercícios físicos podem variar dependendo da hora do dia em que você os pratica.

Este é mais um efeito do relógio biológico - ou ritmo circadiano - do corpo afetando nossa saúde.

Experimentos com animais de laboratório mostraram que o efeito do exercício realizado no início da fase escura e ativa dos camundongos - correspondente à nossa manhã - difere do efeito do exercício realizado no início da fase de luz e repouso - correspondente à nossa noite.

"O exercício matinal dispara programas genéticos nas células musculares, tornando-as mais eficazes e capazes de metabolizar açúcar e gordura. O exercício noturno, por outro lado, aumenta o gasto energético de todo o corpo por um período prolongado," detalhou Jonas Thue Treebak, professor da Universidade de Copenhague (Dinamarca).

Benefícios diurnos e noturnos

O exercício matinal parece aumentar a capacidade das células musculares de metabolizar açúcar e gordura. Esse tipo de efeito é interessante por sua relação com a saúde das pessoas com sobrepeso grave e diabetes tipo 2.

Por outro lado, o exercício noturno aumenta o gasto energético nas horas após o exercício.

Portanto, os pesquisadores não podem necessariamente concluir que o exercício pela manhã é melhor do que o exercício à noite, diz Treebak - eles trazem diferentes benefícios.

A equipe de Treebak mediu uma série de efeitos nas células musculares, incluindo a resposta transcricional e os efeitos sobre os metabólitos.

Os resultados mostram que as respostas são muito mais fortes em ambas as áreas após o exercício pela manhã. Um mecanismo central envolvendo a proteína HIF1-alfa, que regula diretamente o relógio circadiano do corpo, provavelmente controla isso, dizem os pesquisadores.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atividades Físicas

Sono

Qualidade de Vida

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.