11/03/2009

Hospital da Mulher é eleita melhor maternidade pública de São Paulo

Caius Lucilius

Melhor maternidade pública do estado

Na semana de comemoração do Dia Internacional da Mulher, o Hospital da Mulher - CAISM da Unicamp teve um motivo a mais para comemorar a data: conquistou o primeiro lugar entre os melhores hospitais-maternidade públicos do Estado de São Paulo na avaliação dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). A premiação foi entregue pelo governador José Serra ao diretor executivo do Hospital da Mulher-CAISM, professor Oswaldo Grassioto.

Para o diretor executivo do CAISM o prêmio reflete uma política de qualidade e atenção à saúde da mulher da instituição que permeia todos os serviços prestados pelo hospital. "Temos certeza que o impacto das atividades assistenciais do CAISM são extremamente pujantes para a região de Campinas, o interior do Estado e até para outros estados", comenta Grassioto.

Maior maternidade do estado

Considerado a maior unidade hospitalar de atenção à saúde da mulher do interior do Estado de São Paulo, o CAISM dispõe de 139 leitos distribuídos entre as sub-especialidades da Obstetrícia, Neonatologia, Ginecologia, Oncologia Ginecológica e Mastologia, por onde já passaram mais de 1,5 milhão de pacientes. Em 23 anos de atividades, o Hospital da Mulher-CAISM já realizou mais de 60 mil partos, a maioria de risco.

O evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde revelou em uma pesquisa, pela primeira vez na história, o ranking dos 10 melhores hospitais e as cinco melhores maternidades públicas do Estado de São Paulo na avaliação dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). O levantamento ouviu 60,2 mil pacientes que passaram por internações e exames em cerca de 500 estabelecimentos de saúde conveniados à rede pública paulista nos meses de novembro e dezembro de 2007 e abril e junho de 2008.

Foram eleitos vencedores os hospitais que tiveram maior pontuação média entre as unidades que tiveram mais de 100 respostas encaminhadas pelos usuários. Os pacientes receberam o formulário da pesquisa pelo correio, depois do tratamento a que se submeteram, e puderam responder gratuitamente pela internet, carta-resposta ou por telefone.

Melhor hospital e melhor maternidade

O primeiro colocado na categoria internação foi o Hospital do Rim e Hipertensão, na capital paulista. Em segundo lugar, ficou o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, ligado à Secretaria, e, em terceiro, a unidade materno-infantil do Hospital das Clínicas de Marília, (veja lista completa abaixo).

Entre as maternidades o Hospital da Mulher-CAISM conseguiu a nota média 8,904, seguido pelo Hospital Universitário de São Paulo, com 8,843. Todos os 15 hospitais receberam uma placa especial da Secretaria, em reconhecimento ao nível de excelência do atendimento que prestam à população.

O "provão" do SUS tem como objetivo monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública. Na pesquisa foram avaliados o grau de satisfação com o atendimento recebido pelos pacientes, nível do serviço e dos profissionais que prestaram o atendimento, qualidade das acomodações e tempo de espera para a internação. Para a classificação das maternidades também foram incluídas perguntas específicas sobre humanização do parto.

"Esses hospitais são motivo de orgulho para o SUS paulista, e quem atesta isso são os próprios usuários. Essa pesquisa de satisfação foi fundamental para avaliar o que vem sendo bem feito na área de assistência hospitalar e o que precisa ser aperfeiçoado. É um instrumento de gestão extremamente importante", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Veja abaixo a lista com os 10 melhores hospitais do SUS de São Paulo na avaliação dos usuários:

  1. Hospital do Rim e Hipertensão: São Paulo
  2. Hospital das Clínicas: Ribeirão Preto
  3. Hospital das Clínicas - Unidade Materno Infantil: Marília
  4. Hospital Amaral Carvalho: Jaú Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia: São Paulo
  5. Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Centrinho): Bauru
  6. Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas: São Paulo
  7. Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC): São Paulo
  8. Hospital Estadual de Vila Alpina: São Paulo
  9. Hospital Beneficência Portuguesa: São Paulo

E as cinco melhores maternidades

  1. Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde) do Hospital da Mulher/ Unicamp
  2. Hospital Universitário: São Paulo
  3. Hospital Estadual de Vila Alpina: São Paulo
  4. Hospital Santa Marcelina: São Paulo
  5. Hospital Geral de Pedreira: São Paulo

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atendimento Médico-Hospitalar

Gestão em Saúde

Gravidez

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.