30/05/2025

Loções corporais eliminam aura química prejudicial ao redor do seu corpo

Redação do Diário da Saúde
Loções corporais eliminam aura química prejudicial ao redor do seu corpo
Imagens da aura química humana feita a partir de observações com pessoas reais em ambientes reais.
[Imagem: Universidade da California Irvine]

Campo de oxidação humana

Usar produtos de higiene pessoal, como fragrâncias e loções corporais, pode ser o suficiente para eliminar um "campo de oxidação humana" potencialmente prejudicial à saúde que existe ao redor dos nossos corpos.

Essa "aura química", descoberta em 2022, é criada quando óleos e gorduras naturais da pele reagem com o ozônio, um oxidante muito presente em ambientes fechados.

Combinado com emissões provenientes da culinária, limpeza, fumo, pintura de interiores, tapetes e móveis, e a introdução do ozônio vindo do lado de fora, cria-se uma região próxima ao corpo na qual se concentram compostos químicos altamente reativos chamados radicais hidroxila.

E essa "aura oxidativa" tem potencial para afetar substancialmente a qualidade do ar interno e a exposição humana a poluentes internos.

"Se compramos um sofá de uma grande empresa de móveis, ele é testado quanto a emissões nocivas antes de ser colocado à venda. No entanto, quando nos sentamos no sofá, transformamos naturalmente algumas dessas emissões devido ao campo de oxidação que geramos," detalhou o professor Jonathan Williams, membro da equipe.

Aura purificadora

A boa notícia é que Nora Zannoni e colegas da Universidade da Califórnia em Irvine (EUA) descobriram agora que é possível eliminar essa "aura negativa" de modo muito simples - na verdade, muita gente já faz isso com outras intenções.

A pesquisa mostrou que as loções corporais impedem a geração de um precursor essencial do radical hidroxila, funcionando como uma barreira física entre o ozônio no ar e o esqualeno, um óleo natural presente na pele.

Os pesquisadores também descobriram que o solvente etanol, presente em fragrâncias, funciona como um reservatório de radicais hidroxila, o que reduz a força do campo de oxidação humano.

A equipe afirma que suas descobertas têm implicações substanciais para a química do ar dos ambientes internos, a qualidade do ar de espaços ocupados e a saúde humana, uma vez que muitos dos produtos químicos em nossa vizinhança imediata são transformados pelo campo de oxidação humana.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Personal care products disrupt the human oxidation field
Autores: Nora Zannoni, Pascale S. J. Lakey, Youngbo Won, Manabu Shiraiwa, Donghyun Rim, Charles J. Weschler, Nijing Wang, Tatjana Arnoldi-Meadows, Lisa Ernle, Anywhere Tsokankunku, Gabriel Bekö, Pawel Wargocki, Jonathan Williams
Publicação: Science Advances
DOI: 10.1126/sciadv.ads7908
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Higiene Pessoal

Espiritualidade

Poluição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.