Campo de oxidação humana
Usar produtos de higiene pessoal, como fragrâncias e loções corporais, pode ser o suficiente para eliminar um "campo de oxidação humana" potencialmente prejudicial à saúde que existe ao redor dos nossos corpos.
Essa "aura química", descoberta em 2022, é criada quando óleos e gorduras naturais da pele reagem com o ozônio, um oxidante muito presente em ambientes fechados.
Combinado com emissões provenientes da culinária, limpeza, fumo, pintura de interiores, tapetes e móveis, e a introdução do ozônio vindo do lado de fora, cria-se uma região próxima ao corpo na qual se concentram compostos químicos altamente reativos chamados radicais hidroxila.
E essa "aura oxidativa" tem potencial para afetar substancialmente a qualidade do ar interno e a exposição humana a poluentes internos.
"Se compramos um sofá de uma grande empresa de móveis, ele é testado quanto a emissões nocivas antes de ser colocado à venda. No entanto, quando nos sentamos no sofá, transformamos naturalmente algumas dessas emissões devido ao campo de oxidação que geramos," detalhou o professor Jonathan Williams, membro da equipe.
Aura purificadora
A boa notícia é que Nora Zannoni e colegas da Universidade da Califórnia em Irvine (EUA) descobriram agora que é possível eliminar essa "aura negativa" de modo muito simples - na verdade, muita gente já faz isso com outras intenções.
A pesquisa mostrou que as loções corporais impedem a geração de um precursor essencial do radical hidroxila, funcionando como uma barreira física entre o ozônio no ar e o esqualeno, um óleo natural presente na pele.
Os pesquisadores também descobriram que o solvente etanol, presente em fragrâncias, funciona como um reservatório de radicais hidroxila, o que reduz a força do campo de oxidação humano.
A equipe afirma que suas descobertas têm implicações substanciais para a química do ar dos ambientes internos, a qualidade do ar de espaços ocupados e a saúde humana, uma vez que muitos dos produtos químicos em nossa vizinhança imediata são transformados pelo campo de oxidação humana.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Higiene Pessoal | Espiritualidade | Poluição | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.